Secretaria da Educação realiza o Pré-Diálogos Pedagógicos 2019

Começou hoje (13) o Pré-Diálogos Pedagógicos, uma iniciativa da Secretaria da Educação (SEDUC) que dá o ponta pé inicial às discussões para o Ano Letivo 2019. A atividade, que acontece na sala de formação da SEDUC, é voltada para gestores, coordenadores pedagógicos e professores da Rede Municipal de Ensino.

No primeiro dia do Pré-Diálogos, o seguimento contemplado está sendo Educação de Jovens e Adultos – EJA I e II. Durante a programação, foi analisada a instrução normativa da EJA que será utilizada a partir de 2019, “tão logo seja aprovada pelo Conselho de Educação”, informou Jamili Ferreira, que faz parte da gerência da EJA.

“A nossa proposição é fazer um trabalho com a EJA, onde a avaliação aconteça de maneira qualitativa e não por meio de notas. Nosso objetivo é humanizar ainda mais essa relação. Ao acompanharmos ao longo do tempo o desenvolvimento desses alunos, poderemos proceder dessa forma, aprendendo junto no convívio com eles e renovando nossos conhecimentos”, declarou Jossilene Costa, também da gerência da EJA.

O secretário da Educação Marivaldo do Amaral esteve presente na atividade. Em sua fala, ele disse que “esse é um espaço muito rico, onde buscamos ouvir mais e entender de que forma os profissionais da Educação do município pensam a rede, sobretudo nesse momento em que estamos repensando o formato de algumas ações nossas, como a Jornada Pedagógica, dando um cunho mais administrativo e menos político. Queremos também investir mais em formações onde haja um maior espírito de interação e de partilha entre os educadores da nossa rede, como aconteceu recentemente no Brincatelier”.

Ainda na mesma perspectiva, a diretora pedagógica da SEDUC, Cristiana Ferreira, explicou que “precisamos que os professores estejam cada vez mais próximos da gente para que possamos pensar juntos. Ano que vem será muito importante, pois será quando iremos elaborar o currículo da rede. Queremos que seja uma escrita a várias mãos! Nossa vontade é que até junho tenhamos essa proposta curricular pronta, para que no segundo semestre possamos produzir materiais que deem apoio a esse currículo”. Cristiana também compartilhou com os presentes a participação da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB nessa elaboração. “Convidamos a UNILAB, que aceitou de braços abertos participar dessa construção”.

Nesse sentido, durante a tarde, o professor da Universidade Federal da Bahia-UFBA, Roberto Sidnei, proferiu a palestra Construindo um etnocurrículo, evento realizado em parceria com a UNILAB, que aconteceu no auditório desta universidade.

Amanhã (14), será a vez do Ensino Fundamental Anos Finais, que contará com a palestra Currículo e Juventude: como a escola pode ser atrativa aos jovens?, a ser ministrada pela professora Janaína Dias, da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, e mestre pela Universidade Estadual de Feira de Santana. No dia 17, o Pré-Diálogos Pedagógicos será com o Ensino Fundamental Anos Iniciais, quando a professora da UNILAB Carla Almeida ministrará a palestra Currículo e BNCC: Desafios e possibilidades. No dia 18, a atividade acontecerá com os profissionais da Educação Infantil e contará com a participação da professora da UNDIME Cláudia Cristina Pinto, a qual fará a palestra Educação Infantil e BNCC.