Secretária da Saúde de São Francisco do Conde fala sobre primeiro caso confirmado de coronavírus

Na última segunda-feira, dia 06 de abril de 2020, a Prefeitura de São Francisco do Conde divulgou um vídeo do prefeito Evandro Almeida falando sobre a confirmação do primeiro caso de COVID-19 no município, informação esta que foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde – SESAB, por meio do Laboratório Central de Saúde Pública. Em seguida, a Secretaria da Saúde divulgou o Boletim Epidemiológico do município, bem como um segundo vídeo com a secretária da Saúde, Eleuzina Falcão, falando sobre o caso confirmado.

Essas ações circularam o município, principalmente, por meio da internet.

Já na terça-feira, 07 de abril de 2020, a secretária da Saúde, Eleuzina Falcão, concedeu entrevista à rádio Mix FM (89,3), onde falou sobre o estado de saúde da paciente. Ela disse que a paciente está na faixa que tem mais registros no país: entre 30 e 39 anos de idade. Eleuzina falcão, secretária da Saúde, salientou ainda que a paciente está bem e cumprindo a quarentena em domicílio. “Os casos mais leves e com suspeita de COVID-19 são orientados sobre como proceder no isolamento domiciliar e ficam em isolamento domiciliar; já os casos que apresentam sintomas mais fortes ficam em isolamento no hospital, não temos nenhum caso no município com essa característica. Por fim, os casos mais sérios com indicação de internação são regulados para Salvador, que tem uma grande estrutura montada para atender a demanda como vem sendo mostrado pela imprensa”.

A secretária listou uma série de ações adotadas pela gestão municipal de São Francisco do Conde para atender a essa situação de saúde pública e frisou que, provavelmente, hoje seja publicado um novo decreto, que já estava previsto para sair antes da confirmação do primeiro caso no município. “Estamos trabalhando inclusive nos finais de semana para garantir atendimento, serviço e fiscalização. Mas nesta situação de saúde o comportamento da nossa população é fundamental! Esse comportamento vai dizer como a doença vai se comportar no território. Esse é um vírus novo e, por isso, não temos imunidade a ele”.

A gestora também salientou a importância da prática da empatia. “Vejo as pessoas questionando quem é a pessoa que foi infectada pelo coronavírus, onde mora, qual sua atividade, mas o que essas pessoas estão fazendo para se proteger? Estão fazendo a sua parte? Será que se fosse um filho, um pai ou mãe, as pessoas gostariam que outros questionassem a identidade? Vamos todos fazer a nossa parte: respeitar o isolamento domiciliar, cuidar dos idosos, lavar bem as mãos. Enfim, essa é a parte que nos cabe no cuidado e na proteção da nossa cidade”, finalizou a gestora.

Durante a manhã de terça, a secretária Eleuzina reuniu os profissionais técnicos para uma conversa com o intuito principalmente de tranquilizar as equipes, tirar dúvidas e falar sobre o que já foi feito e o que será implementado como controle ao vírus.