Saúde promove palestra: “Procure recomendação de um profissional de saúde habilitado, antes de tomar antibióticos”

A Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através dos departamentos de Vigilância em Saúde e de Atenção Básica, estará promovendo entre os dias 14 e 22 de novembro, nas Unidades de Saúde da Família do município, a palestra: “Procure recomendação de um profissional de saúde habilitado, antes de tomar antibióticos”.
O evento faz parte das ações do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária – SNVS, que estarão acontecendo em todo território nacional, como parte das atividades da Semana Mundial do Uso Consciente de Antibióticos.
O objetivo dessa iniciativa é sensibilizar a população e profissionais de saúde para o uso racional destes medicamentos, alertando-os para os perigos do uso indiscriminado, que, entre outros problemas, leva ao aparecimento das chamadas “superbactérias”, que são microrganismos resistentes até mesmo aos antibióticos mais potentes.
Segundo a Organização Mundial de Saúde – OMS, cerca de 700.000 pessoas morrem todos os anos por causa de bactérias resistentes. Estima-se que no ano de 2050, se o cenário não mudar, 10 milhões de pessoas poderão morrer, superando o câncer, que mata cerca de 08 milhões de pessoas por ano.
Antes de tomar qualquer medicação, é importante que as pessoas busquem orientação de um profissional de saúde habilitado, isso não só garantirá que os pacientes tenham o tratamento adequado, como também o uso responsável de antibióticos, o que ajudará a reduzir a ameaça de resistência a esse tipo de medicação.
A ação foi iniciada hoje (14) nas Unidades de Saúde da Família da Nova São Francisco, São Bento e Centro I, e percorrerá outras localidades. Confira:
– Quinta-feira (16/11): Escola Julieta Ribeiro Porciúncula – Centro;
– Sexta-feira (17/11): Campinas e Baixa-Fria;
– Terça-feira (21/11): Caípe de Baixo.
Skip to content