Secretarias selam parceria em prol da educação integral

Na manhã da última terça-feira, 02 de maio, durante uma reunião entre a Secretaria da Educação e os gestores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino, com a presença dos professores de Educação Física do município, foi anunciada uma parceria entre a SEDUC (Secretaria da Educação) e a SEDESE (Secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes), que irá oportunizar a prática esportiva por todos os alunos da rede municipal de ensino.
A fim de proporcionar a educação integral aos estudantes de São Francisco do Conde, os secretários Marivaldo do Amaral e Aloísio Oliveira celebraram a união das duas pastas, para garantir esporte escolar e esporte educacional a todos os estudantes do município. “Embora sejam essas as modalidades que serão garantidas, sabemos que o esporte de alto rendimento tem gerado bons frutos em São Francisco. De 7 pessoas da Bahia que foram para o Sulamericano de karatê, 3 eram atletas de São Francisco”, explicou Aloísio Oliveira.
Os pilares que irão  sustentar esse pacto, que entende o esporte como produto de construção do sujeito, são: ensinar o esporte, ensinar bem o esporte e ensinar bem o esporte para todos. “Essa parceria é fundamental para a concretização do nosso plano de educação integral, pois serão compartilhados, nessa parceria com a Sedese, equipamentos para a prática do esporte, nos quais serão realizadas atividades que estimulem o desenvolvimento motor e as capacidades afetivas e cognitivas dos jovens e das crianças”, declarou o secretário da Educação, Marivaldo do Amaral.
Na ocasião, foi anunciado pelo secretário de Desenvolvimento Social e Esportes a realização dos Jogos Escolares de São Francisco do Conde, que não ocorrem há mais de 20 anos.
Serão ofertados aos estudantes da rede: iniciação esportiva, capoeira, karatê, taekwondo, atletismo, futebol, judô, ginástica rítmica, boxe, entre outros.
A meta é atingir todas as crianças em idade escolar para que elas se apropriem do esporte com “sentido” e “significado”, para que o aluno possa construir a si mesmo, utilizando o esporte como ferramenta de aperfeiçoamento pessoal.