SEDEC promoveu seminário “Empreender para Crescer” nesta terça-feira (09)

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) realizou nesta terça-feira, dia 09 de outubro, um seminário com o tema: “Empreender para Crescer”. A ação é alusiva ao Dia Municipal da Micro e Pequena Empresa, conforme disposto na Lei Nº 164/2010 (Lei Geral da Micro Empresa, Empresa de Pequeno Porte e MEI). Essa foi mais uma ação da SEDEC em prol da qualificação dos empreendedores franciscanos, do desenvolvimento e aquecimento da economia local.

Visando criar novas ferramentas para o crescimento e desenvolvimento do comercio local, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEDEC, de São Francisco do Conde, desenvolveu o projeto “Outubro Empreendedor” que segue longo deste mês de outubro realizando uma série de atividades voltadas para os empreendedores do município.

O Projeto Outubro Empreendedor visa fortalecer a cultura empreendedora no município, por meio de palestras, ações de educação empreendedora, feiras, seminários e oficinas, promovendo, assim, a capacitação de gestores e empreendedores, além do desenvolvimento de empresas de diversos portes que atuam no município, gerando mais emprego e renda.

O seminário “Empreender para Crescer” foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores Municipal e reuniu autoridades como o prefeito do município, Evandro Almeida; a secretária de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Ana Christina Oliveira; o secretário de Serviços Conservação e Ordem Pública (SESCOP), Amarildo Guedes; A secretária de Planejamento (SEPLAN), Silmar Carmo Paixão;  o secretário de Administração (SEGAD), Marcus Welby; o secretário da Educação (SEDUC), Marivaldo do Amaral; o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEMAP), Renato Costa Rosa;  o secretário de Projetos Estratégico (SEPROJE), Ruy Barbosa; a chefe de Gabinete, Ana Cristina Marques; o secretário de Cultura (SECULT), Osman Ramos; a secretária de Turismo (SETUR), Ússula Flávia Pinto; a secretária de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ),  Luciana Araújo; o ouvidor geral do município, Alberto Jorge Mattos (Beto Maria); o superintendente da secretaria Governo (SEGOV), Eliezer de Santana; a superintendente da secretaria de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE), Daoana Sales; o presidente da Câmara de Vereadores do município, Venilson Souza Chaves (Cravinho); os vereadores municipais Renato Costa Rosa Júnior e Luís Carlos Dantas (Luís de Campinas); a representante da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), Dayvid Santos; o supervisor do Movera, Nehru Cordeiro Lima; o gerente do Banco do Nordeste, Elson Santana; a representante do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Francisca de Cassia; o presidente do Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras públicos da Prefeitura e Câmara de São Francisco do Conde (SINDSEFRAN), Eduardo Silva; dentre outras autoridades do município.

“É primordial para o empreendedor dominar uma ferramenta essencial para o crescimento do seu negócio, que é o conhecimento. As pessoas precisam saber empreender, buscar novas alternativas e nós estamos trabalhando com o objetivo de incentivar essas pessoas a buscar outras alternativas de ganharem dinheiro, de sobreviver com dignidade e de fato produzir. Temos visto que algumas pessoas têm partido para o empreendedorismo sem nenhum conhecimento de como caminhar nessa área, de como conduzir o seu negócio. Nós temos nos colocado à disposição dessas pessoas, oferecendo as ferramentas e parcerias que possibilitam dar a essas pessoas a possibilidade de avançar em seus negócios. Nós convidamos e temos mostrado, apontado e buscado auxiliar essas pessoas a encontrar saídas para fortalecer as suas iniciativas de negócio, mas o que muitas vezes temos visto nos eventos e atividades sobre empreendedorismo é a falta de participação das pessoas”, destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico de São Francisco do Conde, Ana Christina Oliveira.

Na oportunidade, foi assinado pelo prefeito Evandro Almeida e pelo secretário de Serviços, Conservação e Ordem Pública, Amarildo Guedes, o Decreto n° 2392/2018 que regulamenta o cargo efetivo de Guarda Municipal, disposto no Edital 001/1993, na Lei Municipal n°401/2015, alterada pela Lei Municipal n°433/2016.

O evento foi encerrado com uma palestra promovida pelo SEBRAE, com o tema “A arte de fazer acontecer”, ministrada pela representante do SEBRAE, Francisca de Cássia.