SEDUC e profissionais da rede municipal de ensino: unidos em prol da Educação do município

Nesta quinta (05) e sexta-feira (06), membros da Secretaria da Educação – SEDUC, de São Francisco do Conde, e da Procuradoria Geral do Município, além da direção do SINDSEFRAN, reúnem-se com as comissões formadas por profissionais da Rede Municipal de Ensino, definidas durante a Jornada Pedagógica 2018. A finalidade dos encontros é ouvir a classe e fazer o encaminhamento das demandas apresentadas.

As comissões foram divididas entre os seguimentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II, abarcando professores, coordenadores pedagógicos, secretárias escolares, agentes de apoio, psicopedagogos, assistentes de direção, diretores e vices-diretores.

Para a agente de apoio da Creche Isidória Borges, Claudilene Gonzaga, “é um avanço para o município ter formado essa comissão de servidores públicos da Educação. Que esse trabalho seja permanente e que a gente ganhe em democracia”. Dentre os principais pontos de pauta, estiveram questões ligadas ao transporte, estrutura das escolas, reserva, estágio probatório, entre outros.

Esse é um momento de grande importância para a gestão, vez que estamos colocando em prática as orientações do nosso prefeito Evandro Almeida, quanto à necessidade de mantermos um diálogo claro e transparente com os responsáveis diretos pela qualidade da Educação no nosso município. Ouvindo a classe poderemos encontrar os caminhos possíveis para atendermos, ao máximo, as demandas e melhorar a qualidade do cotidiano escolar”, declarou o secretário da Educação Marivaldo do Amaral.

O secretário expôs à comissão informações relativas às licitações em andamento, como a de reforma das unidades escolares, aquisição de mobiliário e de bebedouros, matéria de expediente utilizados no dia-a-dia das escolas, etc. O gestor da pasta também esclareceu quanto ao processo burocrático para aquisição de quaisquer materiais e o reflexo disso no tempo necessário para concretização da compra.

O procurador geral do município, Dr. Jairo Teixeira, trouxe algumas ponderações, sobretudo no que diz respeito às questões orçamentárias, de equilíbrio das contas, legalidade e razoabilidade dos gastos, uma vez que “a arrecadação do município tem caído diante da crise pela qual passa o Brasil e a diminuição das atividades na Refinaria Landulpho Alves”. Para ele, “essa foi uma experiência salutar, onde pude sentir na pele as necessidades da área da Educação. Vivenciar isso é muito interessante e poder contribuir, melhor ainda”, salientou.

Hoje, o encontro ocorreu com os profissionais da Educação Infantil durante a manhã e com os do Ensino Fundamental I será pela tarde. Na sexta-feira, será a vez da reunião com os profissionais do Ensino Fundamental II, que ocorrerá pela manhã. Todas as atividades acontecem na Sala de Formação da SEDUC.