SEDUC abre inscrições para formação do Brincatelier

A partir de hoje (14) até o dia 21 de novembro estão abertas as inscrições para o II Brincatelier: Brincantes nos Territórios da Infância, projeto da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), que será realizado no dia 07 de dezembro, no espaço da Escola Arlete Magalhães. Os participantes poderão se inscrever no site da Prefeitura, através do link (https://goo.gl/8JwzHB).

Voltado para docentes, coordenadores pedagógicos e gestores da Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais, o Brincatelier é uma ação de formação continuada fundada nas infâncias e na cultura do brincar. O propósito dado a esta formação educativa no ano de 2017 será reafirmado, segundo explicou Jainê Ribeiro, da Diretoria Pedagógica da SEDUC, “e uma vontade enorme de (re)criar espaços-tempos para pensar o brincar livre”.

De acordo com ela, “pensar a criança e suas infâncias no presente é tarefa de todos implicados na educação. O brinquedo e as interações são os pilares na construção deste vir a ser criança em constante processo de criação de si e de conhecimento do mundo”.

O Brincatelier tem por objetivo trazer para o centro da reflexão a aprendizagem na Educação Infantil e Anos Iniciais, as infâncias e os brincares. “O brincar é uma condição primeira da criança. Por meio dos brincares, os brincantes educam-se em interação. Desta forma, o encontro formativo conta com a presença das crianças que participam com os seus brincares e inventos sobre os próprios territórios do brincar. Além disto, este ano eles vêm com o sarau para abrilhantar mais ainda este evento educacional, que apesar de ser uma ação pontual, contribui para a ressignificação dos territórios dos brincares e a formação dos docentes e das crianças”, declarou Jainê.

Para mais informações, o interessado deverá se dirigir à SEDUC, localizada na Avenida Juvenal Eugênio de Queiroz, s/n, Baixa Fria – e procurar o Departamento Pedagógico.

Skip to content