Segundo encontro da Pré-Jornada apresenta indicadores do Voarte

Durante a quinta-feira(1), gestores escolares da Rede Municipal de Ensino participaram, no auditório da Escola Arlete Magalhães, do segundo momento da Pré-Jornada, atividade realizada pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, através da Secretária da Educação – SEDUC, que teve por intuito alinhar conjuntamente as principais ações pedagógicas do ano. A primeira etapa da Pré-Jornada aconteceu no dia 20 de fevereiro e arrancou muitos elogios dos participantes: diretores, vice-diretores e coordenadores pedagógicos do município.

Debatemos temas essenciais para o ano letivo, o que é de extrema importância. Estou aqui como gestora e mãe. Tenho sobrinhos que estudam na rede. Devemos pensar não só em nossos filhos, mas em toda a comunidade. O último encontro foi maravilhoso”, declarou Patrícia Bispo Santana, diretora da Creche-Escola Rural do Gurugé.

Segundo o secretário da Educação Marivaldo do Amaral “é desse movimento que irá sair o desenho do ano letivo 2018. Nosso objetivo é fazer uma construção o mais coletiva possível, para que isso se reflita em um trabalho com cada vez mais qualidade no dia-a-dia da escola.

Durante a Pré-Jornada, foi apresentada uma mostra com indicadores do VoArte, projeto de Arte-Educação implementado no ano passado em todas as unidades escolares do município, que promoveu o aprendizado dos alunos e incentivou a leitura por meio de criações artísticas. O VoArte também revelou para a comunidade franciscana jovens talentos, que se apresentaram durante o I Festival de Arte Educação, evento culminância que marcou a cidade, em dezembro do ano passado .

A Diretoria Pedagógica da SEDUC elaborou formulários de avaliação do VoArte, que foram preenchidos por professores, gestores e alunos, cujo resultado irá auxiliar na melhoria do projeto, que começou a ser executado em julho de 2017. “Através dessa avaliação já temos pistas de que o VoArte precisa dialogar melhor com as outras atividades pedagógicas realizadas dentro da escola para ter ainda mais sucesso”, comentou a diretora pedagógica da SEDUC Cristiana Ferreira. Em janeiro desse ano, Cristiana integrou a comitiva que debateu o VoaArte na Universidade de Minho, em Portugal, representando o município no IV Colóquio Luso-Brasileiro de Educação – COLBEDUCA.

Ainda na Pré-Jornada, a representante da Secretaria da Saúde – SESAU Laila Kelly apresentou o projeto Viver e aprender com saúde, uma parceria entre a Educação e a Saúde, em cumprimento ao planejamento estratégico das duas secretarias da gestão Evandro Almeida, que tem por perspectiva a troca de saberes e a oferta de saúde dentro das escolas. “Às vezes existem problemas fáceis de resolver que prejudicam na hora da aprendizagem”, considerou. Umas das ações a serem executadas será a prevenção de agravos na saúde ocular, através de exames oftalmológicos gratuitos realizados nos alunos e a entrega de óculos, sem nenhum custo pra as famílias, àqueles que necessitarem.

A Pré-Jornada é também uma espécie de aquecimento para a Jornada Pedagógica 2018, que ocorrerá de 7 a 9 de março, na nova sede da SEDUC, que fica na Baixa Fria (defronte à UNILAB) e foi recém inaugurada na última terça-feira (27). Esse ano, o tema da Jornada é Historiar: caminhos, leituras e faces de um povo.