Seplan está dando Curso de Formação para Agentes de Planejamento e Controle

planejamento 1 curso

Com a proposta de capacitar servidores públicos, a Secretaria de Planejamento – SEPLAN está oferecendo o Curso de Formação para Agentes de Planejamento e Controle. As aulas iniciaram nesta quarta-feira, 19, com as presenças da secretária da pasta, Silmar Carmo, o vice-prefeito Evandro Almeida, o secretário de Fazenda Orçamento, Marivaldo Amaral e o controlador do município, Alexsandro Buri.

A tutora da turma é diretora de Planejamento,  Ana Gleice Souza, que explicou a importância da capacitação para os servidores :“ Tão importante quando melhorar a gestão é melhorar a si mesmo. As gestões públicas tem data de começo e término, mas a vida do servidor continua e, estando capacitado, ele poderá assumir novos desafios e corresponder as expectativas da gestão”, salientou.

No curso foram abordados temas como o Plano Plurianual Anual – PPA participativo, os princípio da gestão pública, que zelam pela legalidade com base na Constituição Federal. “É uma receita de bolo. A forma como se faz gestão pública com base na lei é a mesma em São Francisco do Conde e em qualquer lugar do país. A lei é uma só e o gestor precisa confiar em seus servidores. Não somos meros espectadores, somos também co-responsáveis pela boa gestão municipal”, acrescentou.

Na aula, também foi citada a lei n° 101 de responsabilidade fiscal e questões como planejamento estratégico e plano de gestão. A turma é composta de 30 alunos de todos os setores da prefeitura.

Regem os princípios da administração pública a probidade, honestidade, moralidade, impessoalidade, publicidade, eficiência e obediência aos ditames constitucionais e legais.