SESAU mobiliza toda rede de saúde para o Outubro Rosa

As Unidades de Saúde da Família de São Francisco do Conde estão prontas para intensificar suas ações durante o Outubro Rosa e vão oferecer ações especiais para este mês, que visam à orientação e o cuidado com a saúde da mulher.

No município, a campanha conta com a participação dos departamentos da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), que durante todo o mês de outubro vão realizar atividades, entre eles: a Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM, que fica na Av. Santa Rita; Núcleo Integrado de Cuidados à Criança e a Pessoa com Doença Falciforme, na Baixa Fria; Complexo de Saúde do Caípe de Baixo; e na Atenção Básica, através das 16 Unidades de Saúde da Família (USF), visando informar, alertar, prevenir, cuidar e diagnosticar mulheres de forma precoce.

Durante este período, as unidades promovem palestras, orientações, testes rápidos e exames, com a proposta de conscientizar todas as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Serão reforçados os cuidado com a saúde da mulher, realizando coleta de preventivo, encaminhamento para mamografia, aferição de pressão arterial, atendimento odontológico, vacinação, orientações preventivas e testes rápidos. Cada unidade também vai promover o Dia “D”, em que o atendimento será dedicado especialmente as mulheres franciscanas.

Entre as ações vão acontecer: salas de espera abordando a prevenção do câncer de mama e colo de útero; prevenção de doenças sexualmente transmissíveis – DST’s e outros assuntos referentes à saúde da mulher.

A Secretaria da Saúde -SESAU vai aumentar a  oferta de vagas para realização de exames de Mamografia para mulheres na faixa etária de 49 a 69 anos,  além da ênfase no exame preventivo ginecológico.

O Outubro Rosa é uma campanha mundial realizada anualmente no mês de outubro, que busca a conscientização das mulheres a respeito da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando as chances de cura e reduzindo a mortalidade.  A campanha é simbolizada pelo laço cor de rosa. O câncer de mama é o segundo tipo que mais acometem brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino.

Os principais sinais e sintomas da doença são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Mais informações acesse: https://www.inca.gov.br/campanhas/outubro-rosa/2019/outubro-rosa-2019