SESAU promove capacitação para profissionais da Rede de Atenção a Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, por meio da Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT, promoveu nos dias 01 e 02 de outubro, uma capacitação sobre o preenchimento de Ficha Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN.

O treinamento foi realizado nas Unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros do Caípe de Cima e Calmonte e teve como público-alvo os profissionais que atuam na rede de Atenção Básica de Saúde: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, assistentes sociais e agentes comunitários de saúde.

O intuito dessa capacitação é mostrar aos participantes a importância de realizar os registros das ocorrências e melhorar a qualidade dos dados informados, além de incentivar o preenchimento correto das fichas de notificação.

O evento foi organizado pela VISAT em parceria com o Departamento de Atenção Básica (DAB), e pretende cobrir 100% da rede no que diz respeito às notificações e agravos em saúde do trabalhador, o que facilitará o acesso às informações do processo de adoecimento, acidentes e seus respectivos agravos, possibilitando dessa forma gerenciar políticas que venham propiciar a assistência equitativa de toda população economicamente ativa.

Segundo o Ministério da Saúde, todo caso suspeito ou confirmado de violência doméstica/intrafamiliar, sexual, autoprovocada, tráfico de pessoas, trabalho escravo, trabalho infantil, tortura, intervenção legal e violências homofóbicas contra mulheres e homens em todas as idades, devem ser notificados pelos profissionais no Sistema de Informação de Agravo de Notificação (SINAN).

Skip to content