SESAU promoveu atividades em alusão ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes

A Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através do Núcleo de Cuidados à Saúde da Criança e à Pessoa com Doença Falciforme, realizou no dia 29 de outubro, uma atividade conjunta em alusão ao Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes, comemorado no dia 27 de outubro, e também ao Dia do Servidor Público (28/10).

O evento contou com a presença dos terapeutas Josephina Bacelar e Luter Vaz que, na oportunidade, realizaram uma roda de conversa com profissionais de saúde e pacientes do Núcleo, onde foram abordados temas espontâneos e livres.

“Os participantes aproveitaram esse momento para falar sobre o que estavam sentindo  em seu íntimo. Sem conselhos, sem cobranças, apenas uma conversa com início, meio e fim, no formato de uma terapia comunitária”, explicou a assistente social do Núcleo, Rousiene Esquivel.

Também foi promovida uma palestra pela médica hematologista do Núcleo, Dra. Cristina, sobre Dia Nacional de Luta pelos Direitos das Pessoas com Doenças Falciformes.

Doença Falciforme é o nome utilizado para as doenças causadas pela presença de hemoglobina anormal nos glóbulos vermelhos do sangue. Hemoglobina é a proteína responsável pelo transporte de oxigênio aos tecidos e está presente nos glóbulos vermelhos do sangue (hemácias). As hemácias são células flexíveis e arredondadas que conseguem transitar por todos os vasos sanguíneos do organismo, levando o oxigênio ligado à hemoglobina. É uma doença hereditária (ou seja, herdada dos pais) causada por uma mudança no gene da hemoglobina. Como resultado desta alteração genética, uma hemoglobina anormal, chamada hemoglobina S, é produzida em lugar da hemoglobina normal (hemoglobina A), presente nas pessoas adultas que não apresentam a doença.

Diagnóstico:

O diagnóstico é feito através do Teste do Pezinho, que deve ser realizado na primeira semana de vida, bastando levar a criança ao Posto de Saúde mais próximo. Este exame vai diagnosticar a Doença Falciforme e vai identificar os pacientes com Traço Falciforme. Em crianças a partir de 4 meses de idade e nos adultos que não realizaram o teste do Pezinho, o diagnóstico é feito por outro exame de sangue, a Eletroforese de Hemoglobina.

Tratamento:

O tratamento do paciente com Doença Falciforme é baseado principalmente na prevenção das situações que levam à modificação da forma das hemácias. Manutenção do calendário vacinal em dia, rápido tratamento de infecções, evitar desidratação ou exposição inadequada a temperaturas extremas, evitar atividades físicas muito intensas, etc.

Para tratar as crises de dor já instaladas são utilizadas hidratação e analgésicos, administrados em casa ou na unidade de saúde, dependendo da gravidade. Para as demais complicações, o paciente deve procurar prontamente o serviço de saúde na presença dos sinais e sintomas inicias. Dessa forma, o paciente deve ser bem instruído no sentido do autocuidado, para que conheça a doença e possa evitar as situações de risco e reconhecer os sinais iniciais das complicações mais comuns, procurando o serviço de saúde o mais rapidamente possível.

Fontes:

Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce

Lei nº 12.104/2.009 (criação da data comemorativa)

Ministério da Saúde

Organização Panamericana da Saúde

Skip to content