SESAU promoveu palestra com o tema “Suicídio sem tabu”, para os profissionais da Rede de Atenção Básica do bairro de Campinas

A Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através da Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT e em parceria com o Departamento de Atenção Básica – DAB, promoveu na manhã da terça-feira (24), uma palestra sobre a prevenção do suicídio, para os profissionais da Unidade de Saúde da Família – USF, do bairro de Campinas.

A ação foi voltada para os funcionários da rede que, através de uma roda de conversa, debateram sobre a importância de abordar este tema entre a equipe, despertando dessa forma o sentimento de acolhimento e humanização, para a sensibilização diante do risco. Durante o encontro foram abordados temas referentes ao estresse, ansiedade, depressão, além de outros fatores potenciais ao risco do suicídio.

Estiveram presentes representantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (idosos) e outros profissionais da Unidade de Saúde do bairro de Caípe de Cima.

Ao longo deste mês, a Secretaria da Saúde vem realizando uma programação em alusão à Campanha Setembro Amarelo, tema que faz parte da agenda da Saúde do município para esse mês, que busca a conscientização sobre a prevenção do suicídio.

A Vigilância em Saúde do Trabalhador tem atuado com foco na educação continuada da equipe de Atenção Básica no município, promovendo capacitações que visam a melhoria da qualidade dos serviços. “Essas ações são muito importantes, pois dessa forma teremos uma equipe qualificada para ajudar às pessoas e atuar na prevenção do suicídio, que muitas vezes ainda é tratada como tabu pela sociedade”, pontuou Alexsandro Paulilo, técnico em Vigilância e Saúde.

Durante todo esse mês, diversas ações estão sendo promovidas no município, com o objetivo de alertar a população sobre a realidade do suicídio no Brasil e no mundo, além das suas formas de prevenção.

Skip to content