SESAU realiza ‘Novembro Azul’

O 2º câncer mais comum no homem é o de próstata. Por causa desse índice, a Secretaria Municipal de Saúde – SESAU lançou a campanha ‘Novembro Azul’, cujo objetivo é estimular os homens sanfranciscanos a procurarem o Hospital Municipal para realização dos exames que podem diagnosticar essa enfermidade. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (23), no auditório da SESAU, com a condução de médicos que fizeram diversas explanações a cerca da prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer.

De acordo com o urologista, Rogério Brito Costa, um dos principais métodos para diagnóstico do câncer de próstata é o exame de sangue denominado PSA. Contudo, ressaltou a importância dos exames de toque retal e biópsia da próstata para confirmação do diagnóstico. Ele destacou que se descoberto na fase inicial, as chances de cura são de até 90% dos casos e disse que pacientes que tem histórico familiar de câncer de próstata tem três vezes mais chances de desenvolverem a doença. “Hábitos de vida saudáveis minimizam o desenvolvimento da doença, a exemplo da prática de exercícios físicos e a redução da ingestão de álcool e tabaco, assim como de gordura animal”, enfatizou Costa. Os métodos para tratar a doença são cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Algumas das sequelas são disfunção erétil e incontinência urinária, mas todas tem tratamento.

Outro tema abordado no ‘Novembro Azul’ foi o câncer bucal. Segundo a dentista Patrícia Helena Baucia, 69% dos casos de câncer bucal são em homens. Entre os fatores de risco para o surgimento da doença estão o etilismo, HPV e radiação solar, no entanto, 90% dos cânceres bucais são provenientes do tabagismo. Os sintomas são feridas na boca, manchas, placas esbranquiçadas, avermelhadas ou enegrecidas, rouquidão e sangramentos. Qualquer pessoa pode fazer a prevenção em sua casa, por meio do autoexame: abrindo a boca, puxando os lábios, as bochechas e a língua para observar se existe alguma dessas alterações. Identificando-as, o indivíduo deve se dirigir ao dentista. O tratamento para o câncer bucal também consiste em cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

Para finalizar o ciclo de palestras, a nutricionista Simone Cerqueira falou da importância de uma alimentação saudável para a prevenção de qualquer tipo de doença. Evitar açúcares, doces e gorduras saturadas já é um bom começo, pois as mesmas estão diretamente associadas ao desenvolvimento de câncer.

Um dos participantes, o cidadão sanfranciscano Edvaldo Ferreira Santos de 62 anos, agradeceu a iniciativa da gestão municipal em cuidar mais das pessoas. “Em São Francisco do Conde nunca houve esse tipo de trabalho, principalmente, voltado ao público masculino. Sei que frequentemente também acontecem atividades direcionadas a prevenção de doenças em outros lugares, como escolas, e no mês passado teve o ‘Outubro Rosa’ para as mulheres. Quero agradecer e dizer que me sinto muito feliz por isso estar acontecendo”, frisou Santos.

Os participantes do ‘Novembro Azul’ receberam requisições para marcação dos exames. Os atendimentos específicos para próstata acontecem todas as sextas-feiras no ambulatório do Hospital Municipal, que provisoriamente está funcionando no Centro de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM, situado na Av. Santa Rita – Centro.