SESAU realizará cirurgia redutora de mama

AB14810

Retomando um projeto iniciado em 2011, a Secretaria da Saúde (SESAU) de São Francisco do Conde está triando e avaliando mulheres do município que sofrem com excesso de peso nas mamas, devido ao tamanho.

A iniciativa visa garantir, através do Sistema Único de Saúde (SUS), que mulheres que tenham problemas de saúde ocasionados pelo tamanho dos seios possam passar por uma cirurgia denominada ‘Mamoplastia Redutora’. O procedimento remove o excesso de gordura, tecido glandular e  pele para atingir um tamanho de mama proporcional e aliviar o desconforto associado aos seios muito grandes.

Em São Francisco do Conde, até o momento, 94 mulheres já se habilitaram a passar pelo procedimento. Para se candidatar a cirurgia eletiva é necessário procurar a SESAU e apresentar: relatório médico do mastologista; fotos profissionais do seio (sem rosto) – de frente e de lado; cartão SUS e comprovante de residência. O setor responsável pelas triagens e encaminhamentos das pacientes é a Média e Alta Complexidade.

Encaminhamos cerca de 10 mulheres por semana para consulta com o cirurgião plástico e para realização de exames pré-operatórios. Estamos dando preferência as que sofrem com problemas de coluna por causa do peso das mamas ”, ressalta a diretora do departamento de Média e Alta Complexidade da SESAU, Ernestina Fernandes.

A secretaria espera que boa parte das cirurgias sejam realizadas no Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima (HDACAL), que fica no município. Os casos mais complexos, que possam vir a necessitar de suporte de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), estão dependendo de um credenciamento da SESAU com outros hospitais, que já está em tramitação.

Skip to content