Sessões de Leituras Simultâneas acontecem nas escolas municipais

A fim de fortalecer os processos de letramento e despertar nos estudantes o prazer de ler, estão sendo realizadas Sessões  de Leituras Simultâneas nas escolas da Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde. A ação, que está em sua terceira edição, faz parte do projeto Semeando Leitores, da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC e ocorreu na última quinta-feira (25).

Essa é uma atividade que acontece em rede e vai fortalecendo os processos de letramento e proficiência na leitura das crianças, que necessariamente precisam dessas atividades, desde a Educação Infantil até o Fundamental 2”, afirmou Maria Celeste, diretora pedagógica da SEDUC. Para o secretário da Educação Marivaldo do Amaral, a iniciativa “é louvável, pois sabemos dos infinitos benefícios que o hábito da leitura promove nos estudantes, alargando horizontes e refletindo no destino dos pequenos leitores”.

Os livros disponibilizados são pré-selecionados por gestores e professores, que fazem uma triagem anterior e entregam as sinopses de cada obra, facilitando a escolha dos livros pelos alunos. “Os livros são rotativos para que o estudante tenha possibilidade de escolher e desfrutar de obras utilizadas em outras turmas”, esclareceu a gerente de Bibliotecas e Projetos de Leitura da SEDUC, Vanise Souza. Ainda de acordo com Vanise, “um diferencial da atividade é que as histórias são lidas por professores de outras turmas, o que provoca nos alunos um sentimento de novidade, gerando um clima de renovação dentro da sala de aula”.

No Complexo Escolar Rilza Valentim, as obras trabalhadas foram Beleza negra, Eu adoro minha manta, Lobo de estimação, A velhinha e o porco, O encarregado do rei e Andrócles e o Leão. Segundo a diretora da escola, Lindinalva Alves, “as sessões desenvolvem o raciocínio das crianças e é mais uma janela para o mundo”. As crianças Francine do Espírito Santo e Suelen Vitória, que estudam no 1º ano do Fundamental I, escolheram a obra Eu adoro minha manta. É muito bom escutar as historinhas, fico imaginando tudo acontecer”, revelou Francine, que é aluna do complexo.

A próxima rodada das Sessões  de Leituras Simultâneas ocorre no dia 09 de junho. As sessões abrangem todos os segmentos e modalidades de ensino, desde a Educação Infantil até a EJA – Educação de Jovens e Adultos.