Setembro Amarelo: Precisamos falar sobre suicídio

Em todo país, desde agosto de 2018, todas as chamadas para o número 188, telefone do Centro de Valorização da Vida (CVV), passaram a ser gratuitas. Pelo número, os cidadãos recebem apoio em momentos de crise. O serviço ajuda na prevenção ao suicídio.

O CVV (Centro de Valorização da Vida) se dedica a atender pessoas carentes de apoio emocional. Consulte mais informações no link https://www.cvv.org.br/imprensa/.

O mundo moderno tem feito com que a ansiedade e depressão cresçam cada vez mais”, diz Robert Gellert Paris Junior, presidente do CVV, que completa: “a queixa da falta de escuta por parte de amigos e familiares tem sido cada vez maior entre jovens. Enquanto cresce a facilidade de se expor na internet de maneira superficial, aumenta na mesma proporção a dificuldade de comunicação real e séria. A gente ouve com muita frequência: ‘vou contar uma coisa que nunca disse a ninguém’” Nesse contexto, a garantia de sigilo contribui muito para a confiança.

O atendimento 24 horas é realizado por voluntários, que passam previamente por uma capacitação de escuta qualificada e sensível, que dura 40 horas. A seleção está sempre aberta. Nenhum dos candidatos precisa, necessariamente, ser psicólogo de formação. Seu propósito não é substituir os serviços médicos e psicológicos, mas servir de apoio e orientação.

Em São Francisco do Conde, os serviços de saúde vão promover ações ao longo do mês falando do tema para a comunidade e os profissionais de saúde, que precisam identificar sinais e saber como interferir positivamente.

SETEMBRO AMARELO

SETORNOME DA AÇÃODATA
NÚCLEO INTEGRADO DE CUIDADOS À CRIANÇA E À PESSOA COM DOENÇA FALCIFORME
AV. JUVENAL EUGÊNIO DE QUEIROZ – BAIXA FRIA