SFC: Programa de Aquisição de Alimentos apresenta resultados

O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA, cuja parceria se deu entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Francisco do Conde, através das secretarias municipaisde Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – SEMAP e de Desenvolvimento Social e Esportes – SEDESE, apresentou os resultados das ações realizadas entre outubro de 2018 e maio de 2019. Nesse período, 14 agricultores familiares cadastrados na SEMAP fizeram a venda diretos dos produtos, enquanto 150 famílias cadastradas no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social foram beneficiadas. Aí, pode-se incluir famílias da Sede, Coroado e Caípe.

O PAA, que está presente em 21 municípios da Bahia, na modalidade direta, possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial e pelos equipamentos públicos de alimentação e nutrição. Foram R$ 78 mil investidos em São Francisco do Conde.

Os produtos comercializados foram: abacaxi, abóbora, aipim, alface, banana da prata, banana da terra, batata-doce, cebolinha, coco verde, coentro, couve, inhame, laranja, mamão, manga, milho, maracujá e quiabo. Vale destacar que as doações foram realizadas mensalmente dentro do período citado.

Confira o que disseram as pessoas durante a ação de entrega dos alimentos.

Estou recebendo esse benefício pela primeira vez, eu fiz meu cadastramento e não demorou muito para que hoje eu pudesse receber esses alimentos. Eu estou muito agradecida por ter sido selecionada. Essas frutas e verduras chegaram numa boa hora e irão complementar na alimentação da minha família”, ressaltou a franciscana Auvileide dos Santos, moradora do bairro do Gurujé.

Eu cultivo banana, aipim, mandioca, alface, caju, manga, cupuaçu, açaí, laranja e tudo que você imaginar. Esse programa, pra gente que é agricultor, foi ótimo! Eu agradeço ao secretário Renato, a Paulo e a coordenadora do CRAS, Emanuelle, porque estão sempre conosco, lutando pela gente. Eu aumentei minha produção e também o lucro, porque antes a gente perdia muito alimento. Agora eu quero que aumente mais ainda, pra fortalecer a agricultura familiar, e que a gente também possa ajudar mais pessoas”, destacou João Chaves Filho, de 68 anos. Ele é um dos fornecedores de alimentos do município, o qual, mesmo com essa idade, continua acordando cedo para pegar na enxada.

Áurea Paula Nascimento, que mora com o esposo e as três filhas no Coroado, disse: “esse é um benefício bom para a nossa comunidade, para ajudar as pessoas carentes que não têm muitas condições, como eu. Muitos aqui não recebem benefício social e esses alimentos vão ajudar muito, não só a mim como todos. Às vezes, quando a gente tá em casa, não tem uma fruta pra comer, um filho pede um lanche e a gente não tem pra dar. Isso aqui é benção, porque tudo que vem de Deus pra gente é bom!”.

Eu recebo com alegria esses alimentos hoje, pois estou desempregada e a minha única renda é a do PAS”, falou Dona Maria da Silva Góes, moradora da Travessa Santa Rita, no Centro, que convive com mais 10 pessoas na sua residência.

Na situação em que se encontra o país é gratificante enquanto assistência social beneficiar famílias franciscanas que se encontram em situação de vulnerabilidade, através de um programa federal de segurança alimentar”, ressaltou o coordenador do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de São Francisco do Conde (CONSEAN), Marcelo Boulhosa.