SFC: Saúde esclarece como é feito o enfrentamento ao coronavírus (COVID-19). ‘Ficar em casa salva vidas’, afirma secretária

Nesta quinta-feira, 30 de abril, a secretária da Saúde de São Francisco do Conde, Eleuzina Falcão, se reuniu com os vereadores do município no auditório da Câmara, durante toda a manhã, e tomando todas as medidas de segurança como: distanciamento e uso de máscaras para apresentar ao Poder Legislativo as diversas ações da gestão municipal de enfrentamento a pandemia do coronavírus (COVID-19) e o Plano Municipal de Contingência da COVID-19.

Estamos diante de uma situação de uma gravidade muito grande. Precisamos saber disso e nos conscientizar que vivemos um momento nunca visto no mundo. Não podemos tratar um problema mundial como se fosse um problema local e que diz respeito apenas a nossa vontade. O principal meio de transmissão é entre as pessoas, que podem contaminar superfícies e objetos, por isso é tão importante ficar em casa, neste momento”, salientou a gestora da Saúde.

Eleuzina Falcão afirmou que nesta luta é imprescindível a participação de todos e todas:  “precisamos contar com a participação da sociedade na luta contra essa pandemia. Eu volto a dizer, estamos fazendo tudo que é possível, mas quem vai determinar quantos casos o município de São Francisco do Conde vai enfrentar e se teremos óbitos é a população e as atitudes das pessoas. Cada vereador aqui presente é uma liderança dentro da sua área, conversem com as pessoas, saibam o que está sendo feito pelo município e reforcem com a população as medidas de segurança”, explicou.

A gestora também explicou como funcionam os dados na área epidemiológica: “atualizamos os dados oficias diariamente. No Brasil, passamos de 5 mil mortes por coronavírus. Na Bahia chegamos aos 100 óbitos registrados por COVID. Hoje, em São Francisco do Conde, estamos com 58 casos suspeitos, 16 foram descartados e 23 estão em alta médica e nós, por precaução, fazemos o isolamento social das  pessoas com síndrome gripal no domicílio. Passados os 14 dias e essas pessoas não evoluíram com os sintomas, não houve nenhum caso secundário no entorno e entre familiares, nós chamamos de paciente com alta médica. A princípio, esse isolamento dura 14 dias. Entretanto, esse período pode ser prorrogado se tosse, falta de ar e outros sinais respiratórios persistirem. Vale lembrar que síndromes gripais causadas por outros agentes também requerem cuidados com a transmissão”, destacou.

Estamos trabalhando há 73 dias, inclusive em finais de semana e feriados, com a equipe de Vigilância em Saúde na ativa. As barreiras sanitárias, equipe administrativa, fiscalizações aos estabelecimentos, equipe de Comunicação, hospital, SAMU 192, Pronto Atendimento de Muribeca e as nossas 16 Unidades de Saúde funcionando se segunda a sexta-feira, ainda que com fluxo reduzido de pacientes para evitar aglomerações“, destacou a secretária Eleuzina, que completou: “criamos no Hospital uma entrega independente para pacientes com síndrome gripal, para evitar o contato com as outras pessoas na emergência, e as equipes de profissionais que atendem no Centro de Triagem para COVID-19 não recebem outros pacientes. A Secretaria da Saúde triplicou sua capacidade de respiradores, visando atender a demanda,  mas eu volto a dizer, quem vai determinar quantos casos o município de São Francisco do Conde terá é a população”.

A gestora ainda disse que “muitos países, estados e municípios trabalharam com o dado de casos curados. Algumas pessoas me questionaram neste sentido. No entanto, sabemos que onde a pandemia ocorreu primeiro está se registrando pessoas reinfectadas, ou seja, este conceito de cura precisa ser revisto e, por isso, não utilizamos em nossos boletins“. 

Por fim, Eleuzina Falcão falou sobre as mudanças que a Secretaria da Saúde está promovendo por meio de portaria para sepultamentos no município, mesmo que o paciente não esteja infectado pelo coronavírus. “Vamos trabalhar cada vez mais com um nível de segurança mais elevado para garantir a saúde dos profissionais na linha de frente. Não vamos perder ninguém da nossa equipe”, frisou a gestora ao final da fala.

Durante a reunião, Eleuzina Falcão listou uma série de ações realizadas pela Saúde em enfrentamento a pandemia:

1.      Publicação dos Decretos Municipais 2.555 e 2.556 com orientações à população franciscana, comerciantes e visitantes.

2.      Implantação do Comitê de Gestão e Monitoramento de Crise (SESAU, SESCOP, SEDESE, SEDUC, SEGOV).

3.      Publicação e atualização de Notas Técnicas para funcionamento dos serviços neste período de pandemia.

4.      Suspensão temporária dos atendimentos ambulatoriais no hospital do município, visando melhorar o acesso e a escuta aos pacientes na emergência e abrir espaço para áreas de isolamento.

5.      A Secretaria da Saúde está garantindo as medicações de pacientes com mais de 60 anos, evitando aglomerações para pegar remédios de uso contínuo;

6.      As 16 Unidades de Saúde da Família estão funcionando com fluxo modificado para evitar aglomerações.

7.      Pacientes oncológicos e que fazem hemodiálise estão tendo assegurados seu Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

  • Prefeitura está disponibilizando novos ventiladores respiratórios, aumentando em mais a capacidade do hospital; realizou a compra de monitores e outros equipamentos para o atendimento aos pacientes críticos e fez a ampliação de leitos para isolamento de pacientes suspeitos da COVID-19.

9.      Campanha de Vacinação Contra a Gripe casa a casa para as pessoas com mais de 60 anos. Evitando a aglomeração do público mais vulnerável a COVID-19 nas Unidades de Saúde.

10.  Capacitação da equipe responsável pelos serviços de limpeza e higienização nos setores públicos do município, ensinando a melhor forma de fazer a desinfecção de locais com maior risco.

11.  Construção e implementação do Plano de Ação para enfrentamento da Infecção do Coronavírus SARS-CoV-2, de São Francisco do Conde – BA.

12.  Divulgação diária de Boletins Epidemiológicos.

13.  Implantação da equipe de Fiscalização Intersetorial com membros da SESAU (Vigilância em Saúde e Secretaria da Saúde) e SESCOP (Fiscalização Integrada, Defesa Civil e Departamento de Trânsito) para garantir o cumprimento dos decretos por parte dos estabelecimentos e atender as denúncias, além de desenvolver trabalho educativo e de sensibilização para prevenção e controle do COVID-19.

14.  Formação da Barreira Sanitária na sede e bairros, visando possibilitar a detecção de pessoas sintomáticas, realizando orientações e encaminhamentos, conforme os protocolos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB) e do Ministério da Saúde (MS), bem como conhecer as zonas de maior circulação de pessoas no município e auxiliar na tomada de decisão para outras ações.

15.  Desinfecção de locais públicos com maior frequência, como: bancos, casas lotéricas, postos de saúde, hospital e outros.

16.  Acompanhamento dos casos suspeitos que estão em Isolamento Social por telefone, a cada 48 horas.

17.  Compra de materiais e Equipamentos de Proteção Individual – EPIs, álcool gel a 70% e outros;

18.  Implantação do Tele Coronavírus 156, uma central de telefônica com informações sobre o COVID-19, para acolher as dúvidas e denúncias da população e direcionar o trabalho da equipe de fiscalização e da Barreira Sanitária.

19.   Plantão especial SESAU, onde equipes trabalham em finais de semana e feriados para acolher as demandas da população, realizar vigilâncias de casos, atender as demanda urgentes e casos suspeitos, coordenar o trabalho da fiscalização, barreira sanitária e da Central de Informações COVID-19, além de realizar encaminhamentos necessários.

20.   Implantação de um serviço de referência 24 horas, com o Centro de Triagem para atendimentos a COVID-19, no Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima (HDACAL), com o objetivo de acolher pacientes que apresentem síndrome gripal, realização de triagem, testagem e monitoramento dos casos por meio de equipe multiprofissional.

21.  Ações de cuidado à saúde do trabalhador, como apoio psicológico (CAPS), sessões de massagens e relaxamento (Serviço de Fisioterapia), dentre outras ações.

Skip to content