Totalmente reformada com recursos próprios, a nova sede do PROAP é entregue à população franciscana

Na manhã desta segunda-feira (11), o prefeito Evandro Almeida entregou à população franciscana a nova sede do Programa de Atenção, Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial a EstudantesPROAP. A cerimônia de inauguração aconteceu no largo da Igreja Matriz de São Gonçalo e contou com a presença do secretário da Educação Marivaldo do Amaral, do presidente da Câmara de Vereadores Antônio Lopes (Pantera), além de diversos secretários, vereadores e outras autoridades.

Composta por uma equipe formada por fonoaudiólogos, psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, neuropediatra, pedagoga, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, psicomotricista, orientadora em artes plásticas, além da coordenação e equipe de apoio, com a nova sede será possível ampliar o acompanhamento aos estudantes matriculados em ações preventivas nas escolas aliadas à continuidade da assistência multi e interdisciplinar.

Totalmente reformada com recursos próprios, a nova sede foi preparada especialmente para atender às demandas do Programa. “Com relação à obra, a gente conseguiu realizar uma reforma em tempo record, toda feita em gesso acartonado (drywall), o que permite fazer um trabalho mais rápido e limpo, além de garantir um maior ganho de espaço. O grande desafio era conseguir uma casa onde fosse possível atender a demanda do PROAP, que tem a estrutura de uma clínica. Foi feita a reforma de acordo com a demanda apresentada pela coordenação do Programa”, explicou o diretor de gestão física da SEDUC , Maurício Farias de Almeida.

No início da cerimônia de inauguração foi feita uma oração pelo diácono e assistente social José Everaldo, seguida de um louvor entoado com a participação de todos os presentes. O primeiro discurso foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Vereadores Antônio Lopes, o Pantera.  “Sabemos que os desafios estão aí, mas iremos nos debruçar sobre eles e vencê-los com a força e união da população de São Francisco do Conde”.

Em sua fala, o secretário da Educação Marivaldo do Amaral fez questão de agradecer a cada secretaria da gestão que contribuiu para que o momento vivenciado fosse possível. Além disso, ele fez um histórico da atuação do PROAP em São Francisco do Conde, desde sua criação em 2010. “Estamos muito felizes em termos começado essa cerimônia honrando a Deus, que é o maior responsável por todas as nossas conquistas e que tem possibilitado a construção de dias melhores na educação da nossa cidade, junto com a nossa equipe maravilhosa da SEDUC, a qual não me canso de agradecer. O PROAP foi uma maravilhosa iniciativa que visa ajudar, sobretudo, o processo de aprendizagem de nossos estudantes, promovendo igualdade de condições aos que são diferentes. Ele saiu do modelo de clínica para estar de maneira orgânica no dia-a-dia das escolas e ajudar nossos estudantes a enfrentarem o desafio da aprendizagem”.

O projeto do PROAP foi estruturado como uma política de Estado, aprovado como lei pela Câmara Municipal de Vereadores e se tornou uma obrigação do município. Poucas cidades em todo o país tem um investimento dessa natureza, o que significa investir na educação dos nossos jovens”, continuou o secretário da Educação Marivaldo do Amaral.

O prefeito Evandro Almeida, ovacionado pelo público, começou seu discurso saudando os vereadores presentes, assim como todos os secretários da gestão.  ”Quero dar minha saudação especial ao nosso povo franciscano, que é a razão de ser de todo o nosso trabalho. Estamos preparando essa cidade tecnicamente para fazermos dessa cidade um lugar feliz, com mais oportunidades para a nossa população. Nós temos que amar uns aos outros e acolher a cada um, o que sempre peço aos meus secretários, para que tratem a nossa gente com carinho e atenção”.

O prefeito reforçou que a gestão enfrenta momentos difíceis, porém se esforça diuturnamente para fazer o melhor em prol do povo e da cidade, citando como exemplo, a entrega do prédio do PROAP, totalmente reformado e equipado. “Essas novas instalações irão garantir aos usuários o melhor atendimento e aproveitamento do programa, fico muito feliz por isso”, destacou.

Na sequência, foi feito o desenlace da fita na placa de inauguração, entregando, oficialmente, o novo PROAP à comunidade franciscana. Criado em 2010, o PROAP é um referência para a Bahia e o Brasil no trabalho que desenvolve, voltado para o acompanhamento particularizado dos alunos que possuem menor rendimento na aprendizagem.

Presente ao evento, o senhor Valter José Rocha fez questão de declarar sua felicidade com a entrega da nova sede do PROAP.  “Meu filho Rafael Isaac é autista e gosta muito de espaço. Ele tem melhorado bastante com o acompanhamento do PROAP. Agora ele já está falando algumas palavras e considero o acompanhamento excelente”.

Rafael é acompanhado pelo PROAP desde que tinha 2 anos de idade. O garoto atualmente tem 6 anos e está matriculado na Escola Municipal Frei Eliseu Eismann.