Último dia da Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea deixou saldos positivos

A sexta-feira, dia 27 de abril, marcou o término da ação ‘São Francisco do Conde é 12 por 8’, que trouxe a unidade móvel (HEMÓVEL) da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) para uma Campanha de Doação de Sangue e Cadastro de Medula Óssea em São Francisco do Conde.

A comunidade estava desde cedo animada para doar. “Se todos pudessem fazer uma doação de sangue, muitas vidas seriam salvas. Ajudar uma vida não custa caro. Eu sou doador há mais de 10 anos e fiquei muito feliz em saber que o Hemoba estaria aqui”, afirmou Luiz Carlos de Oliveira, de 64 anos, morador da Nova São Francisco, que completou: “a primeira vez que eu doei foi pra ajuda alguém próximo, desde então, eu faço questão de continuar doando”.

E como esperado, a comunidade franciscana compareceu a esse ato cidadão de salvar vidas, mostrando a solidariedade e o espírito de ajuda da comunidade franciscana. Foram 89 cadastros como doadores de sangue e 50 cadastros de medula óssea. Além disso, o Ginásio de Desportos Edvaldo dos Santos – Baiacão recebeu cardiologista, endocrinologista, nutricionista e outros profissionais de saúde para atendimentos à comunidade.

Os resultados parciais da ação nesta data foram:

• Cardiologista: 24 atendimentos;
  • Endócrino: 17 atendimentos.

O evento também contou com atividades de Saúde Bucal para crianças e adultos, que foram orientados e aprenderam a cuidar da saúde começando pela boca. A equipe de funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – SEMAP fez uma corrente do bem e levou doadores no último dia da campanha.