Um Livro em Cada Canto e em Todo Lugar promove o hábito da leitura

Na última sexta-feira (20), o dia foi dedicado à leitura, na Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde. Realizado desde o ano passado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), o projeto Um livro em cada canto e em todo lugar promove o compartilhamento de livros de literatura de todos os tipos pelos quatro cantos da cidade.

A proposta é esquecer livros nas dependências das creches e escolas municipais para que sejam “encontrados” e lidos. O público-alvo do projeto ultrapassa os limites da escola, integrando a comunidade na ação. “A leitura tem a função de nos fazer viajar não mais por um mundo desconhecido, e sim por um mundo cheio de magia e descoberta. Nessa perspectiva, o projeto Um livro em cada canto e em todo lugar,realizado na rede de ensino, tem mobilizado não só os estudantes, mas toda comunidade em geral, de forma que, ao encontrar um livro que pode estar em qualquer lugar (dentro e fora da escola), é possível despertar no leitor o sentimento de emoção de encanto, que só ao ler um livro podemos experimentar”, explicou a gerente de Bibliotecas e Projetos de Leitura, Vanise Souza.

Para o secretário da Educação Marivaldo do Amaral, “projetos assim dão colorido e fazem um convite ao mundo da imaginação, onde tanto os alunos da rede como toda a comunidade podem adentrar na magia da leitura, descobrindo novas palavras e sensações, aprendendo cada vez mais, sempre!”.

Ainda segundo Vanise, “Paulo Freire nos reafirma quão valorosa é a leitura quando diz: ‘É preciso que a leitura seja um ato de amor. É com esse sentimento que a Secretaria da Educação, juntamente com as unidades escolares, realizam mais uma edição deste projeto”.