Unidade de Saúde do Socorro promoveu I Feira de Saúde 2019

Na última quarta-feira, 17 de abril, a Unidade de Saúde da Família do Socorro promoveu a I Feira de Saúde 2019, para os moradores da comunidade.

Durante essa ação, a assistente social da USF chamou a atenção da população para a campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea, que será realizada nos dias 23, 24, 25 e 26 de abril, na orla marítima de São Francisco do Conde.

Já a dentista promoveu um bate papo sobre Esquistossomose; a médica tratou da hipertensão arterial e diabetes – doenças que pode causar diversos problemas de saúde – e a técnica em enfermagem da USF aproveitou a presença da comunidade para falar da vacinação contra a gripe (Influenza), cujo objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza.

Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinadas as crianças na faixa etária de 06 meses até 05 anos, 11 meses e 29 dias, as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os trabalhadores da saúde, os professores das escolas públicas e privadas, os povos indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

O que é Esquistossomose?

A esquistossomose é uma doença parasitária causada pelo Schistosoma mansoni. Inicialmente a doença é assintomática, mas pode evoluir e causar graves problemas de saúde crônicos, podendo haver internação ou levar à morte. No Brasil, a esquistossomose é conhecida popularmente como “xistose”, “barriga d’água” ou “doença dos caramujos”.

A pessoa adquire a infecção quando entra em contato com água doce onde existam caramujos infectados pelos vermes causadores da esquistossomose. Os vermes, uma vez dentro do organismo da pessoa, vivem nas veias do mesentério e do fígado. A maioria dos ovos do parasita se prende nos tecidos do corpo humano e a reação do organismo a eles pode causar grandes danos à saúde.