Unidade móvel de mamografia faz exames na orla até sábado

DSCF5067

As atividades de Educação em Saúde e esclarecimentos prestados a população, no último dia 21, na Audiência Pública com o tema: Câncer e Doença Falciforme, levou o município de São Francisco do Conde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), a trazer à cidade uma unidade móvel de mamografia para realizar exames em mulheres de 50 a 69 anos. O carro está estacionado na orla da cidade até o sábado, 24 de agosto, 12 horas.

O objetivo é atender cerca de 140 mulheres por dia. Os exames vão ser entregues em até 40 dias. As mulheres que não estão na faixa etária exigida estão sendo encaminhadas para o Centro de Referência à Saúde da Mulher (CRESAM).

“Se a gente não faz os exames nunca vai se saber se tem ou não a doença, por isso toda mulher precisa se cuidar”, enfatiza a auxiliar de disciplina Joana Francisca Ribeiro, de 53 anos, que foi a unidade fazer seu exame na manhã desta última sexta-feira (23).

A audiência teve como objetivo mostrar a população que o câncer tem cura e que pessoas portadoras de doença falciforme podem levar uma vida saudável. O tema central foi “Para se prevenir é preciso ter conhecimento”. A iniciativa do evento foi da vereadora Arlete Medeiros.

A Prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim, afirmou que em breve vai funcionar na Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF), no bairro da Baixa Fria, um Centro de Referência para Portadores de Doença Falciforme.

Além disso, a secretária Municipal da Saúde, Telma Conceição Silva, informou que o diagnóstico da doença falciforme pode ser dado pelo exame de eletroforese de hemoglobina e que o município já realiza este teste no laboratório do hospital e nas coletas descentralizadas nos PSFs. As gestantes do município também fazem testes e no bebê a doença é detectada através do teste da pezinho.