Unidades de Saúde da Família também participam da Campanha Outubro Rosa 2019

O município de São Francisco do Conde conta com 16 Unidades de Saúde da Família – USF, que correspondem a 100% de cobertura no território, além de 04 unidades satélites em áreas rurais e ilhas: Fazenda Macaco, Ilha do Paty, Ilha das Fontes e Madruga.

Diante da importância dessa estratégia de saúde para auxiliar na prevenção e acompanhamento das comunidades em cada bairro, é fundamental a participação das equipes em uma campanha tão importante quanto o Outubro Rosa – mês de prevenção e combate ao câncer de mama.

Cada USF elaborou atividades especiais para a comunidade no mês de outubro com diversas temáticas, sendo a principal delas, o câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce para a cura.

Nesta segunda-feira, 14, aconteceu uma palestra sobre a temática do Outubro Rosa, com a presença da convidada Valmiria Monteiro, que venceu a doença.

A participação da equipe de saúde se deu por meio de palestras com: assistente social, enfermeiro, médico e dentista.

As ações do Outubro Rosa 2019 seguiram na USF Jabequara, na terça-feira, 15 de outubro. A equipe aproveitou o momento de conscientização para vacinar a comunidade e atualizar a caderneta de vacinação. A unidade proporcionou as mulheres uma palestra sobre direitos previdenciários e sociais para pacientes oncológicos com a diretora da agência do INSS do município, Amanda Prado.

Na quarta-feira, dia 16, aconteceu uma palestra sobre cuidados paliativos, com a assistente social Maria das Graças, em Jabequara, que também contou com o apoio do médico e do dentista da USF.

Já no Caípe de Baixo, foram feitos exames preventivos ginecológicos em mulheres que são assistidas pela USF.

Confira as atividades que vão acontecer nas Unidades de Saúde e participe!

UNIDADEDATADESCRIÇÃO
 Muribeca 17.10.19 Palestra, distribuição de panfletos e exames das mamas.
Santo Estevão Ilha do Paty17.10.19 18.10.19Palestra sobre a importância da prevenção;distribuição de panfletos e dinâmica.
Engenho de Baixo18.10.19Palestra, distribuição de panfletos e exames das mamas.
 Centro II 22.10.19Roda de conversa sobre autoexame; Palestra sobre prevenção de câncer de mama e de boca; oficinas; visitas domiciliares para mulheres em tratamento de câncer.
Nova São Francisco23.10.19Palestre sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
Caípe de Cima23.10.19Palestra e distribuição de panfletos
 São Bento 24.10.2019 Palestra sobre a detecção precoce do câncer de mama; aferição de sinais vitais, realização de preventivo e exame das mamas; realização de teste rápido; Palestra com o tema: cuidando da autoestima da mulher com maquiagem, pintura das unhas e corte de cabelo.
Calmonte24.10.19Distribuição de panfletos e caminhada.
Paramirim Madruga24.10.19 21.10.19 Palestra, dinâmica e depoimentos.
Baixa Fria25.10.19Caminhada em alusão a luta contra o câncer de mama e colo do útero.
 Caípe de Baixo Dias 22 e 24.10.201922.10 – Sala de Espera com Dr.Ilmar Cabral – prevenção da sífilis e realização de teste rápido com a enfermeira Jaciane.24.10- Caminhada com a comunidade com o tema: Câncer De Mama: Junto Sem Medo e café da manha.
Jabequara22 e 24.10.201922.10 – Palestra sobre Saúde da Mulher 24.10 – Palestra sobre a reforma da previdência o que muda para pescadores, marisqueiras, trabalhadores rurais e beneficiários do BPC (Benefício de prestação Continuada) Palestrante: Elisabete Brito

CRONOGRAMA DE ATIVIDADE EM COMEMORAÇÃO AO DIA DO IDOSO
UnidadeData da atividadeDescrição da atividade
MONTE29.10.2019OFICINA DE FLORES E PALESTRA COM MÉDICA DA UNIDADE
SÃO BENTO29.10.2019PINTURA, SAMBA DE RODA E CAFÉ DA MANHA.
Skip to content