Unidades de Saúde estão fazendo a substituição das escovas de dentes dos pacientes confirmados com a COVID-19

Em São Francisco do Conde, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através da Coordenação de Saúde Bucal, orientou as equipes de Saúde Bucal do município, que atendem nas 16 Unidades de Saúde da Família, a fazer a substituição das escovas de dentes dos pacientes com diagnóstico confirmado do novo coronavírus, no momento da consulta de alta médica, após cumprir os 14 dias de isolamento domiciliar. Essa ação começou a acontecer no mês de agosto de 2020.

O objetivo é proteger a saúde bucal dessas pessoas e evitar uma nova infecção, já que ainda não existem estudos que descartem a possibilidade de reinfecção, além disso, a escova de dente infectada pode contaminar a dos outros moradores da casa, por geralmente ficarem armazenadas próximas umas das outras.

Vírus respiratórios, como o que causa a COVID-19, se iniciam e se espalham na cavidade nasal, na cavidade oral e na garganta, por isso, praticar uma boa higiene bucal é uma das ferramentas contra a transmissão.

Nos casos onde a alta médica é realizada por telefone, o paciente está sendo orientado a procurar sua equipe de Saúde Bucal para fazer a substituição da escova de dentes.

Skip to content