Unidades de Saúde da Família e CRESAM promoveram atividades para a comunidade

No dia 11 de outubro de 2018, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Saúde – SESAU, promoveu na Unidade de Saúde da Família de Campinas atividades relacionadas ao Outubro Rosa visando sensibilizar as mulheres sobre a importância dos exames para detecção precoce do câncer de mama.

Esse tipo de câncer é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele (não melanoma), respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.

A doença é relativamente rara antes dos 35 anos e, acima desta idade, sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico. (Dados do INCA) http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/mama/cancer_mama+

Já a Unidade de Saúde da Família do Caípe de Cima promoveu uma das atividades previstas pelo Programa Saúde na Escola – PSE, desta vez a atividade foi na Escola Maria Lúcia Alves, com palestra e orientações sobre higiene bucal.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação, instituído em 2007. A articulação entre Escola e Rede Básica de Saúde é à base do Programa Saúde na Escola. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.

E a Unidade de Saúde do bairro de São Bento realizou atividades, através de um encontro com um grupo de idosos moradores da localidade, onde trabalharam a coordenação motora de forma lúdica, através de pinturas e desenhos. Ao todo cerca de 14 pessoas participaram da ação.

Em Paramirim, a Unidade de Saúde realizou, no dia 09 de outubro, várias atividades no assentamento Milton Santos como: cadastro, acolhimento, atendimentos, controle de PA e glicemia, vacinação e outros para cerca de 27 pessoas.  Os Profissionais também promoveram visita domiciliar na área do Madruga.

Por fim, o Centro de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM realizou em 10 de outubro, palestras com os profissionais da unidade que contaram com a parceria do grupo de combate ao câncer: Poderosas Iluminadas. Elas deram seus depoimentos e mostraram sua força e história de luta contra o câncer ajudando outras mulheres no município.

A atividade foi finalizada com um café da manhã para as mulheres que são usuárias dos serviços do Centro de Referência à Saúde da Mulher.

Veja as atividades que estão programadas para o Outubro Rosa:

 

TEMA DO OUTUBRO ROSA 2018: “Um toque de prevenção é essencial”

AÇÃO DATA
Ø  Ações de promoção e prevenção nas Unidades de Saúde da Família – USFs (salas de espera e ações de rastreamento do câncer de mama, como estabelecido pelo Ministério da Saúde); Durante todo o mês de Outubro
Ø  Dia 16 de outubro dia D – exame clínico em todas as USFs; 16 de Outubro
Ø  Levantamento de mulheres que necessitam de mamografia de acordo com os parâmetros de rastreamento de câncer de mama do Ministério da Saúde (mulheres de 40 a 69 ou que tenha fatores de risco);

 

Até dia 16 de outubro
Ø  Ações de promoção e prevenção no CRESAM, Hospital e Núcleo de Saúde da Mulher, no Caípe de Baixo (salas de espera);

 

Durante todo o mês de outubro
Ø  Período para realização de mamografia de acordo com os parâmetros de rastreamento de câncer de mama do Ministério da Saúde 22 a 31 de Outubro
Ø  Dia D USG – NO CRESAM (USG MAMA) Dia 27 de Outubro
Ø  Ação de combate a Sífilis; 22 a 26 de outubro
Ø  Caminhada de encerramento do ‘Outubro Rosa’ e abertura do ‘Novembro Azul’. Dia 01 de Novembro

Skip to content