UNILAB promove Seminário sobre a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional

Na última quarta-feira, 07 de novembro, aconteceu no Campus dos Malês da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – UNILAB, o  seminário sobre a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – PNSAN. Realizado pelo Comitê de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional dos Malês, o seminário contou com a presença de representantes da universidade, do poder público e da sociedade civil, como D. Joca, de 68 anos, oriunda do quilombo D. João, e estudante da UNILAB.

O objetivo da atividade foi aprofundar o debate acerca da Segurança Alimentar Nutricional na região, de forma a gerar diagnósticos que contribuam com o semear de ações de ensino, pesquisa e extensão da UNILAB. Os participantes foram divididos em dois grupos, a fim de problematizarem as questões e gerarem um documento final. Foram eles: insegurança alimentar na região e ações que vêm sendo implementadas na região.

O ápice do evento foi a mesa de debate: “A Segurança Alimentar e Nutricional como Estratégia de Garantia de Direitos”, onde esteve presente o secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Renato Costa Rosa, que tem realizado um importante trabalho de fortalecimento da agricultura familiar. O secretário da pasta da Educação, Marivaldo do Amaral, foi um dos convidados para o diálogo e relatou que “recentemente, recebemos uma equipe de nutricionistas oriundas do concurso público e começamos um trabalho nas escolas de orientação na preparação da alimentação escolar e o nosso próximo passo é o fortalecimento da agricultura familiar. O fortalecimento da agricultura familiar é um dos caminhos para diminuir a dependência excessiva que a população tem da Prefeitura”.

A atividade teve apoio das secretarias municipais da Educação de São Francisco do Conde, Santo Amaro e Candeias; de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude e de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de São Francisco do Conde; além da Secretaria de Desenvolvimento Social, Igualdade Racial e Gênero de Santo Amaro.