USF de Santo Estevão promoveu ação do Projeto “Pintando Saúde nas Ruas” para tratar da Hipertensão/Doenças do Aparelho Circulatório

No dia 10 de abril, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através da Unidade de Saúde da Família do bairro de Santo Estevão, promoveu o Projeto “Pintando Saúde nas Ruas”. A equipe de saúde realizou ações da Agenda da Saúde 2019, que nesse mês de abril traz a campanha: Abril Vermelho Púrpura, que visa à prevenção e controle da Hipertensão/Doenças do Aparelho Circulatório.

Essa ação ocorreu nas ruas do bairro do Coqueiro com palestra, café da manhã e atendimento multiprofissional.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). 

A pressão alta faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído corretamente no corpo. A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de Acidente Vascular Cerebral – AVC, enfarte, aneurisma arterial e insuficiência renal e cardíaca. 

O problema é herdado dos pais em 90% dos casos, mas há vários fatores que influenciam nos níveis de pressão arterial, como os hábitos de vida do indivíduo.

A pressão alta não tem cura, mas tem tratamento e pode ser controlada. Somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece gratuitamente medicamentos nas Unidades de Saúde da Família (USF).


Skip to content