Vacinação contra gripe H1N1 em São Francisco do Conde será antecipada para 18 de abril

vacina campanha vacinação injecção agulha saude

A campanha de mobilização nacional contra a gripe (influenza) foi antecipada para a próxima segunda-feira, dia 18 de abril, na Bahia. Já o Dia D de mobilização nacional será 30 de abril. A expectativa é vacinar pelo menos 80% do público-alvo.

A vacinação é destinada aos idosos, a partir de 60 anos; crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, trabalhadores da área de saúde, mulheres grávidas ou que deram à luz há menos de 45 dias, povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade, em sistema socioeducativo.  Porém, até que o quantitativo total das vacinas chegue ao município, a partir de segunda-feira, os postos de saúde da família locais irão priorizar aos idosos, crianças e mulheres grávidas.

Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia – SESAB, este ano, o estado registrou 11 casos de H1N1, até a semana passada, com três mortes em Salvador. Com a intensificação da campanha, a secretaria pretende reduzir a mortalidade e as complicações e  internações provocadas pelas infecções causadas pelo vírus da influenza.

Mesmo com a campanha de vacinação as autoridades sanitárias recomendam à população alguns cuidados, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar tocar a face com as mãos e proteger-se da tosse e dos espirros com lenço descartável; manter os ambientes ventilados e evitar aglomerações e ambientes fechados. A vacinação segue até 20 de maio, segundo o Ministério da Saúde.

Skip to content