Vacinação de meninas contra o HPV começou nesta segunda-feira (10)

meninas HPV saude vacina

A partir desta segunda-feira, dia 10, o Ministério da Saúde incorpora ao calendário de vacinação a imunização contra o vírus HPV. A vacina vai beneficiar meninas entre 11 e 13 anos. O objetivo é vacinar 80% das meninas na faixa etária pretendida contra o câncer de colo do útero. A vacina estará disponível nos 36 mil postos de saúde e escolas da rede pública durante todo o ano.

Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para as adolescentes de 9 a 11 anos. A vacina estará disponível nos postos da rede pública durante todo o ano, como parte da rotina de imunização.

São Francisco do Conde foi pioneira na imunização contra a doença. Na campanha de vacinação municipal, que começou em 2010, a faixa etária contemplada foi de 10 a 14 anos e a vacinação foi feita nas escolas da rede municipal. Em fevereiro, representantes da Vigilância Epidemiológica do município participaram de encontros estaduais com todas as Diretorias Regionais de Saúde – DIRES, onde expuseram a experiência exitosa da vacinação na cidade. A campanha vai continuar com os imunológicos oferecidos pelo Ministério e vai contemplar a faixa etária preconizada. Para isso, 1.600 doses vão ser entregues no município.

Na campanha municipal mais de 6 mil vacinas foram adquiridas garantindo as três doses da  proteção para 2.147 meninas. O investimento foi de R$ 1. 487.250,00.