Workshop promoveu trocas de experiências e conhecimentos entre membros da gestão que lidam com Redação Oficial

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Governo (SEGOV), por meio do Departamento de Elaboração e Acompanhamento de Atos Oficiais, realizou nos dias 04, 05 e 06 de dezembro, no plenário da Câmara de Vereadores, o Workshop de Redação Oficial. A ação foi direcionada para os servidores municipais que atuam como redatores de documentos oficiais nos diversos órgãos da administração municipal.

A aula inaugural, que aconteceu na última terça-feira (04), reuniu autoridades municipais para falar sobre a importância do curso, a exemplo do vice-prefeito e secretário de Governo, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), a secretária de Comunicação, Vanessa Dantas, a secretária de Turismo, Ússula Flávia, a presidente do Instituto de Previdência Municipal (IPM), Eleonor Nogueira, o assessor técnico da Secretaria de Governo, Mário Matos, o diretor legislativo José Raimundo Fonseca – representando o presidente da Casa, Venilson Souza Chaves (Cravinho), e a assessora jurídica adjunta da SEGOV, Rita Célia.

O vice-prefeito e secretário de Governo, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), falou sobre a importância da ação para a administração pública. “É muito importante que os servidores participem desse workshop para aprimorar ainda mais os conhecimentos e dar celeridade aos processos, proporcionando um trabalho cada vez melhor. Nós temos que avançar cada dia mais, temos a Escola de Governo, que também vêm realizando esse aperfeiçoamento. A gestão oferece esse espaço de crescimento para os servidores, temos exemplos de pessoas que começaram a trabalhar em um determinado cargo e hoje desempenham funções maiores. Quando a SEGOV abre esse espaço para a  realização do workshop, os franciscanos devem aproveitar essa oportunidade. Nós temos uma gestão eficiente, precisamos ajustar e melhorar  a cada dia o nosso trabalho“.

O assessor técnico da Secretaria de Governo, Mário Matos, falou sobre o objetivo do workshop. “Para evitar erros e ruídos na informação, pensamos na realização desse workshop para aprimorar as técnicas dos profissionais que trabalham com a digitação de documentos oficiais, pois quando inserimos as informações no Diário Oficial, elas passam a ser de responsabilidade também do prefeito. Nesse sentido, é preciso unificar esse processo para evitar problemas e republicações de conteúdos“.

Na abertura do workshop foram convidadas para discorrer sobre “Comunicação Institucional” e “Legalidade na Administração Pública”, a secretária de Comunicação do município, Vanessa Dantas, e a assessora jurídica adjunta da SEGOV, Dra. Rita Célia, respectivamente. “Eu considero essa iniciativa de extrema importância na busca da eficiência na administração pública, pois não há eficiência se não houver troca de conhecimentos, a exemplo desse momento, onde temos os servidores contribuindo e buscando mais eficiência”, destacou.

Em seu pronunciamento, a secretária de Comunicação, Vanessa Dantas, agradeceu o convite e ressaltou o trabalho desenvolvido pela SECOM. “Agradeço ao nosso vice-prefeito e secretário de Governo pelo convite, saúdo a todos os servidores nessa ação tão importante para a melhoria do nosso trabalho. Por ter muitos compromissos internos e externos, muitas vezes não tenho como ler todos os processos e acompanhar as demandas, por isso, confio na minha equipe. Sempre enfatizo que nós temos que buscar mais informação e qualificação profissional.”

A presidente do Instituto de Previdência Municipal (IPM), Eleonor Nogueira, parabenizou a iniciativa da Secretaria de Governo pela realização do workshop e enfatizou a importância da escrita na administração pública. “Como gestora do IPM, eu sempre tenho o cuidado de observar as informações, pois estamos falando em nome de uma instituição de suma importância para os munícipes. Uma pontuação no lugar errado faz toda diferença. Se nós temos boas secretarias, nós também temos que ter bons funcionários e bons digitadores“.

Após os três dias de workshop, com o estímulo a troca de conhecimentos e experiências no setor, os servidores receberam das mãos do vice-prefeito e secretário de Governo, Carlos Alberto Bispo (Nem do Caípe), os certificados de participação. “Espero que tenha sido muito produtivo o curso a vocês, que vocês tenham aprendido. Gostaria de agradecer ao prefeito pela confiança. Essa é uma gestão sempre muito elogiada e queremos que continue assim, com pessoas empenhadas“, destacou.