Escola de Governo deu início ao “Curso de Aperfeiçoamento e Humanização para Sepultadores” nesta última segunda-feira (21)

Na manhã desta segunda-feira (21), a Escola de Governo – órgão ligado à Secretaria Municipal de Gestão Administrativa (SEGAD) – deu início ao Curso de Aperfeiçoamento e Humanização no Serviço dos Sepultadores Distritais.

Este é um projeto que foi planejado em setembro, pela SEGAD, através da Escola de Governo, em parceria com Secretaria Municipal de Serviços, Conservação e Ordem Pública (SESCOP).

A primeira das cinco aulas foi realizada no prédio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), seguida do dia 22, também no prédio da SEDEC, 23 no Pré-Enem, 24 na SEDEC novamente e o encerramento no dia 25, no Pré-Enem.

A ação visa um desenvolvimento específico para atender todas as necessidades pertinentes, tendo como meta fundamental uma qualificação de excelência. Neste primeiro dia, o curso foi ministrado por Alexandre dos Prazeres, psicólogo que faz parte da Escola de Governo. Nos próximos quatro dias, as aulas serão conduzidas pela enfermeira Cássia Edite Silva Teixeira.

O tratamento humanizado e competente na área de sepultamentos, em questões relacionadas à valorização do profissional, visa desenvolver um conjunto de práticas socialmente responsáveis. “É uma profissão muito importante, não só aqui em São Francisco do Conde, mas em todo o país, e não tem a devida valorização. Este curso vem justamente trazer para a sociedade a importância da humanização, o aperfeiçoamento no desenvolvimento do trabalho, uma valorização do profissional, o reconhecimento dessa profissão, que muitas vezes é estigmatizada, deixada de lado e até mesmo não reconhecida, levando em consideração o grau de importância. Imagine uma pessoa morrer e não ter ninguém para enterrar”, relatou o psicólogo.
Os temas debatidos seguem a linha da valorização do profissional, trazendo a consciência da importância da segurança no trabalho e da saúde do trabalhador. A primeira aula proporcionou o conhecimento mútuo, com a troca de experiências, idéias e informações entre os profissionais e a Escola de Governo, trabalhando o relacionamento interpessoal.

Na terça, quarta e quinta-feira (dias 22, 23 e 24 de outubro) os temas serão a Saúde do Trabalhador e na sexta-feira (25 de outubro), a Segurança no Trabalho. Além disso, durante o curso também serão reforçadas as atribuições dos sepultadores, com a participação de um técnico de segurança.

Estiveram presentes hoje (21), profissionais dos bairros do Monte Recôncavo, Paramirim, Santo Estevão, Socorro e Sede.

Em um primeiro momento, foram realizadas visitas técnicas que puderam reforçar a ideologia da equipe, pois os mesmos relataram os aspectos da invisibilidade social, cada um em seu contexto.

A invisibilidade pode aparecer na profissão vinculada a aspectos culturais. Apesar de todos saberem da existência, a profissão de sepultadores é invisível aos olhos da maioria das pessoas, seja por não olhá-los ou pelo fato dos profissionais optarem por não serem vistos. Por isso, é crucial que desenvolvam estratégias para lidarem com tais questões, pois muitos dos familiares veem neste profissional uma fonte de fortalecimento psíquico, visto que no momento do sepultamento, estes se colocam como sujeitos “neutros”. Mas, esse distanciamento pode afeta-los diretamente, fazendo com que eles precisem buscar a superação de suas emoções.

Essas informações colaboram com as falas encontradas em conversas com os servidores dessa área. Nessa perspectiva, a gestão do prefeito Evandro Almeida, através do apoio dos secretários Lourival Rodrigues, Amarildo Guedes e da superintendente de Escola de Governo, Sandra Pitanga, teve esta iniciativa.