#81anos: No aniversário da cidade, Prefeitura entrega Unidade de Saúde da Família do Colmonte, dia 27 de março, e veículo do Conselho Tutelar Mataripe

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, vai entregar a comunidade franciscana, no mês de aniversário da cidade, a nova estrutura física da Unidade de Saúde da Família – Colmonte, que também atenderá aos moradores da Curupeba.

A nova USF fica na Rua Jerusalém – Curupeba (antigo Restaurante Azeite e Brasa), em São Francisco do Conde, e a entrega da obra será dia 27 de março, a partir das 09h, no local.

A mudança de espaço vai permitir a equipe de Saúde que atua no bairro oferecer mais acolhimento, conforto, um atendimento mais humanizado e mais atividades com a comunidade.

No bairro estão cadastradas 2.728 pessoas que serão beneficiadas pela nova estrutura física.

Conselho Tutelar de Mataripe também ganhará veículo

Na oportunidade, o município também ganhará um automóvel modelo Citroën Aircross, referente ao Kit Conselho Tutelar da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA-MDH) – órgão vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos. O objetivo deste Kit, segundo a SNDCA é de colaborar para o fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos para Crianças e Adolescentes.

O órgão a ser contemplado é o da região Mataripe, localizado no bairro de Caípe, que está ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esportes (SEDESE). A iniciativa veio por meio de uma emenda da deputada federal Lídice da Mata que, na época, respondia como senadora.

O kit é um conjunto de equipamentos básicos, porém essenciais na ação e atuação dos membros do Conselho Tutelar, requisito fundamental para o bom funcionamento deste órgão, que é permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes (Lei Federal nº 8069/90, art. 131). A secretaria priorizou entre suas ações o Programa de Fortalecimento dos Conselhos Tutelares, por meio do qual doa diretamente aos municípios um conjunto de equipamentos essenciais ao pleno funcionamento dos Conselhos Tutelares, para colaborar na garantir de um melhor atendimento às crianças, adolescentes e suas famílias. Com a equipagem, os Conselhos Tutelares poderão atuar com mais eficiência e eficácia na sua interconexão com a rede de serviços públicos para crianças e adolescentes.

Os demais itens do Kit estão em fase de tramitação. O conjunto de equipagem é composto pelos seguintes itens:

1 (um) veículo;

5 (cinco) computadores;

1 (uma) impressora multifuncional;

1 (um) refrigerador;

1 (um) bebedouro.

ENTREGA DA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA DO COLMONTE E ENTREGA DO VEÍCULO DO CONSELHO TUTELAR DE MATARIPE

DATA: 27 de março (quarta-feira)