Ajudar o próximo. A maior motivação do Drive Thru Solidário

A empatia e a solidariedade, palavras que se baseiam na partilha e na compreensão de estados emocionais de outros e em ato de bondade e compreensão com o próximo ou um sentimento, têm tomado proporções significativas em São Francisco do Conde e ajudado muitos que, especialmente nesse momento de pandemia, precisam de uma mão estendida, de um apoio e até mesmo, de uma comida para colocar na mesa.

Com esse sentimento e propósito de arrecadar alimentos não perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal, os quais serão destinados aos públicos que são atendidos pelos conselhos municipais de direitos, foi montado na Orla Marítima de São Francisco do Conde o Drive Thru Solidário. A ideia nasceu a partir da formação da Rede da Cidadania e quem conta sobre isso é a secretária de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude do município, Luciana Araújo. “Fomos procurados pelos conselhos municipais, principalmente de Pessoa Idosa e Deficiente, para fazermos algo pela população que, mesmo com os benefícios que têm sido ofertados pelas esferas de governo, ainda assim é insuficiente. Então, criamos o projeto chamado Rede de Cidadania, que visa tão somente fomentar a solidariedade e voluntariado, com apoio aos idosos, apoio psicológico, entre outros, principalmente porque a gente está vendo que independente da classe social, da idade, tem havido grandes índices de depressão. Então, estamos disponibilizando dentro da rede esse apoio psicológico, o qual é 90% constituído de voluntários. Para além dos donativos, a gente tem esse apoio estrutural e atenção diferenciada para cada população. Essa rede nasceu com os conselhos, é paritária entre a gestão, os conselhos e as instituições privadas, que são as empresas, e o Drive Thru surgiu com a perspectiva da gente mostrar a população que a rede existe, de dar visibilidade as ações e estar mais sensível a questões tão pertinentes”.

A ação, que trouxe para as ruas os profissionais da SDHCJ e da Superintendência de Trânsito e Transporte – órgão vinculado à Secretaria de Serviços, Conservação e Ordem Pública – seguirá nesta terça-feira (09) até às 15h. Ou seja, se você ainda não fez sua doação, está em tempo de participar desta corrente do bem! Para isso, a pessoa nem precisa sair do carro, pois as equipes estão preparadas para receber os donativos com toda segurança necessária, em conformidade com as recomendações de saúde pública.

De acordo com a secretária Luciana, em outro momento, a ação deve se repetir, inclusive em outras localidades do município.

E para aqueles que estão contribuindo, o ato em si já faz uma grande diferença em muitas vidas.

“Eu vim participar dessa ação porque é uma questão de solidariedade, de ajudar o próximo, pois muitos estão necessitando nesse momento”, afirma José Carlos Dias, que é aposentado e morador do Centro.

“Fiquei sabendo do Drive Thru por meio de bate-papo com amigos, daí, vim contribuir. Temos que nos incomodar e se importar com o outro, principalmente nesses tempos de pandemia, onde a dificuldade está estampada na cara para todos verem”, relata Selma Suely Andrade, assistente social, também moradora do Centro.

Já Pedro Antonio dos Santos, guarda municipal, morador de Campinas, teve conhecimento da campanha por meio das redes sociais. “Fiquei sabendo pelo grupo de Whatsapp, mas o que me motivou a estar aqui foi o fato de que precisamos sempre ajudar o próximo. Sempre quando tem ações assim eu gosto de participar. Trabalho muito com crianças e adultos também, sou esportista da cidade e quero bem ao próximo. Sou uma dessas pessoas que desejam muita felicidade ao próximo”.