Alunos da Rede Municipal de Ensino de São Francisco do Conde participaram, no último sábado (16), do projeto Passando o Rodo nas Praias, realizado na capital baiana

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), propiciou, no último sábado (16), a participação de um grupo de 70 alunos das escolas Frei Eliseu Eismann, Arlete Magalhães, Rilza Valentim e Instituto Municipal Luiz Viana Neto na 9ª edição do projeto Passando o Rodo nas Praias. A ação aconteceu na praia de Stella Maris e foi articulada pela Secretaria de Comunicação (SECOM) junto à TV Record, com a participação da Diretoria Pedagógica (DIREP) da SEDUC e Sala Verde.

A iniciativa, da qual participaram os estudantes franciscanos com faixa etária entre 10 e 12 anos de idade, teve por objetivo conscientizar a população sobre as agressões que os resíduos causam ao meio ambiente marinho. Segundo a coordenadora da Sala Verde, Angélica Paixão, “a atividade propiciou aos nossos estudantes, possibilidades de vivência de um currículo vivo, uma vez que, através das observações e experimentações, foram sensibilizados e estimulados ao exercício da cidadania ambiental”.

A programação contou com atividades socioambientais, tais como: coleta de microlixo na praia (ex: papel de bala, tampinhas de garrafas e bitucas de cigarros); plantio na área de mudas de restinga – espécies como aroeira de praia, gauchina do mangue e abricó; soltura de filhotes de tartarugas marinhas e limpeza do fundo do mar (atividade realizada por mergulhadores profissionais).

Os estudantes franciscanos também puderam observar e interagir com as oficinas, exposições e espaços temáticos desenvolvidos pelo projeto, a saber:

•        ECOA (Centro de Ecologia e Conservação Animal)/ UCSal: Exposição sobre seres que habitam a restinga e estratégias para sua conservação.

•        TAMAR: Exposição sobre as tartarugas marinhas, principais ameaças e estratégias para conservação.

•        COMPOSTAR: Oficina para a compostagem dos resíduos orgânicos gerados no evento.

•        ESTAÇÃO FALCOARIA E CONSERVAÇÃO: Educação ambiental voltada para o cuidado com as aves de rapina, em especial falcões, águias e gaviões.

•        ARTESANATO: Oficina para a produção de objetos com uso de materiais recicláveis.

•        RECICLAGEM: Local onde a cooperativa Canore fez o depósito e a triagem de todo o material recolhido na areia e produzido durante o evento, selecionando o que poderia ser reaproveitado.

•        ESTAÇÃO DIVERSÃO: Oficina de slime, jogo de futebol de mesa pebolim e pula pula.

•        ESTAÇÃO LANCHE LIVRE: Farta distribuição de lanches aos presentes.

A aluna do Complexo Escolar Rilza Valentim, Monalisa Melo da Conceição, foi uma das estudantes contempladas com a participação no projeto. “Gostei de todos os jogos e brincadeiras, achei bem legal conhecer o modo de vida das baleias, das tartarugas, e outros animais do mar. Vi pela primeira vez um falcão e um gavião. Acho também que as pessoas deviam parar de jogar lixo nas praias, porque não faz bem para os animais, nem para a natureza”.

Para a diretora pedagógica da SEDUC, Cristiana Ferreira, “atividades como essas fazem com que nossos alunos ampliem seu território, percebam como o campo de atuação deles para preservação ambiental é local e global. São referências para o trabalho/atuação nas suas comunidades, pois é o conhecimento do ponto de vista da atitude. É a Educação Ambiental com o fazer no ambiente que vivemos e precisamos conservar”.

O projeto Passando o Rodo nas Praias é uma realização do Grupo A4 Comunicação com o apoio da Empresa Suzano, Governo do Estado da Bahia, Secretaria Municipal de Sustentabilidade Inovação e Resiliência de Salvador (SECIS) e Carla Circenis – Bióloga.