Arboviroses: São Francisco do Conde está na luta contra o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika

Tendo em vista o final do ano, quando o risco de transmissão das arboviroses: dengue, chikungunya e Zika aumenta em alguns estado brasileiros, o Estado da Bahia, a Prefeitura de São Francisco do Conde e a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU estão em alerta visando mobilizar a população a intensificar as ações de prevenção.

O risco, neste período do ano, aumenta devido à proliferação do mosquito transmissor Aedes aegyp em razão do período chuvoso, que se inicia na maior parte do Brasil em novembro, ou devido ao armazenamento/acúmulo de água para diferentes fins.

As ações de combate ao mosquito vetor devem ser continuas e permanentes ao longo do ano.

Neste ano, o Ministério da Saúde antecipou a veiculação da Campanha Nacional de combate ao Aedes aegyp, em virtude da situação epidemiológica da dengue, cuja transmissão manteve-se sustentada ao longo do de 2019. Outro fator relevante ao adiantamento da campanha é a possibilidade de maior circulação da doença.

Conheça o site: http://www.educacao.ba.gov.br/combateaedes

Como é feito o diagnóstico?

Se o paciente apresenta os sintomas clássicos, geralmente a detecção é feita no consultório do médico mesmo. Mas o diagnóstico também pode ser confirmado com um exame de sangue. Nesse caso, ele é realizado de acordo com a fase da doença.

Quais são os principais sintomas?

A dengue provoca, entre outras coisas, uma inflamação nos vasos sanguíneos. Em decorrência disso, os sinais de sua presença são:

·         Febre acima de 38,5˚ C;

·         Dor de cabeça, nas articulações e muscular intensas;

·         Dor ao movimentar os olhos;

·         Mal-estar;

·         Falta de apetite;

·         Enjoo e vômitos;

·         Manchas vermelhas no corpo.

São Francisco do Conde

O município conta com 100% DE cobertura dos agentes de endemias que fazem um importante trabalho de conscientização, além de adentrar casas e quintais em busca de focos do mosquito.