Artista de SFC tem música vencedora no 19° Festival de Música Educadora FM

Natalyne Santos é atriz, Arte-Educadora, Licenciada em Teatro pela Escola de Teatro da UFBA e Mestranda em Artes Cênicas pelo Programa de pós-graduação em Artes Cênicas PPGAC/UFBA. Não bastasse esse currículo, a jovem de São Francisco do Conde ganhou o prêmio de melhor música no 19° Festival de Música Educadora FM.

Natalyne Santos tem 32 anos e é natural de São Francisco do Conde-BA, nascida por mãos de parteira e criada junto aos seus 7 irmãos e imães na comunidade de São Bento, Rua Drena I. Filha de Maria da Conceição, mais conhecida como Sinha do lanche, e Francisco Paulo ou Mestre Paulinho, do Samba Criôla, como assim é conhecido.

O Teatro sempre fez parte da vida dela, primeiro através da família e do Circo criado pelo seu irmão Adelmo Pereira, em seguida com a sua comunidade, por meio do Grupo de Teatro de São Bento o São Ben’Arte, que se desdobrou em outros grupos como O A Ponte é Comun. liderado por Natalyne.

Ela recebeu o troféu de Canção mais ouvida e VOTADA pelo público no Festival Educadora FM, junto a Emillie Lapa – cantora, atriz, percussionista, Arte-Educadora, mult-instrumentista soteropolitana, compositora de grandes sucessos como Banho de Folha, em parceria com Luedji Luna.

A música vencedora do 19° Festival de Música Educadora FM, foi Morada de Barro, uma canção que  fala sobre amor, aquilombamento, parceria e saberes ancestrais.

A canção com interpretação, composição e arranjo de Emillie Lapa e Natalyne Santos, foi a mais VOTADA pelos ouvintes – categoria canção, 19° Festival Educadora, com 17% na frente.

Foram mais 157 mil votos registrados e a já faz parte da programação da rádio Educadora FM. Em breve será lançada em todas as plataformas digitais com videoclipe previsto para Janeiro de 2022.

Inspiradas numa vivencia com arte-educação no Quilombo da Muribeca, São Francisco do Conde, Emillie Lapa e Natalyne Santos Santos, já impulsionaram outros trabalhos a respeito do Espetáculo Poético Musicado Mariar – Um Mar de Poesias, estreado no ano de 2019, no Teatro Gamboa Nova e, recientemente, em novembro de 2021, retorna aos palcos com a primeira apresentação para comunidade de São Bento, na abertura do Festival São Ben’Arte, festival financiado pela Lei Aldir Blanc, via Secretaria de Cultura e Turismo de São Francisco do Conde-BA.

Mariar um Mar de Poesias narra histórias de mulheres negras, marisqueiras da cidade de São Francisco do Conde-BA e se expande ao Recôncavo Baiano.