Ciclo Formativo, fruto da parceria entre SEDUC e Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS, inicia-se amanhã (14)

A partir desta quarta-feira (14), a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, irá realizar um ciclo formativo para gestores, coordenadores pedagógicos e professores da Rede Municipal de Ensino, em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS. A fim de apresentar o percurso do projeto e engajar os profissionais, nesta terça-feira (13) foi realizado um primeiro contato de sensibilização com a equipe técnica da SEDUC. Todas as atividades serão realizadas na sede da secretaria, localizada na Baixa Fria.

As primeiras formações do ciclo acontecerão nos dias 14 e 15 de agosto, onde serão dinamizados os conteúdos e metodologias para o levantamento e cocriação de práticas que dialoguem com as 10 competências da Base Nacional Comum Curricular. Em setembro, dar-se-á início ao ciclo de implementação, com três encontros, durante os quais serão experimentas práticas cocriadas no ciclo anterior.

O objetivo do percurso formativo é identificar as percepções dos participantes com relação à escola e à educação, assim como os elementos que possam contribuir com as reflexões empreendidas, em especial as relacionadas ao currículo. Também serão apresentados os dados educacionais brasileiros sobre escola e professor, a fim de construir coletivamente um retrato deste professor, tendo por base as experiências e vivências dos participantes enquanto protagonistas no aprendizado dos estudantes.

Ainda no primeiro encontro formativo será abordado o perfil do professor-pesquisador, enquanto aquele que investiga, planeja, analisa e avalia, no sentido de promover intervenções intencionais para garantir o direito dos alunos à aprendizagem. A responsabilidade dos docentes em relação ao desenvolvimento integral dos estudantes também será tema da formação, com foco no planejamento de suas aulas nas diferentes dimensões humanas: cognitiva, social e emocional. A meta é relacionar os conteúdos previstos no currículo com sua aplicabilidade e uso na vida cotidiana dos estudantes.

Um mapeamento das práticas educativas da Rede Municipal de Ensino será feito, tendo em vista as 10 competências da BNCC, a saber: conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; comunicação; cultura digital; trabalho e projeto de vida; argumentação; autoconhecimento e autocuidado; empatia e cooperação; e responsabilidade e cidadania.

Confira o calendário completo:

Encontros de Agosto

– 13/08/2019