Colóquios sobre qualidade e valorização de profissionais marcam II Conferência da Educação

Coferência Municipal de Educação

“Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem” e “Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho” foram os eixos temáticos dos colóquios promovidos durante a II Conferência de Educação de São Francisco do Conde. O evento foi realizado durante todo o dia de ontem (11), no Complexo Escolar Julieta Ribeiro Porciúncula, Arlete Magalhães e Lícia Maria Pinho (CEJAL), através de iniciativa da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC).

De acordo com a secretária da Educação, Cristiana Ferreira, a conferência é fundamental para que a sociedade como um todo decida futuras políticas públicas nacionais voltadas para educação. “Foram convidados a participar profissionais da educação e toda sociedade civil com o objetivo de que todos possam contribuir para o Plano Nacional de Educação, que dá base à criação de políticas públicas educacionais”, destaca.

A professora Andréa Oliveira, participante da conferência, destacou que o evento é um marco para o município. “Esta conferência marca a democracia na nossa cidade, porque estamos tendo a oportunidade de discutir a educação do nosso país. O que debatemos aqui hoje será levado para a Conferência Estadual e, consequentemente, para a Nacional que ocorrerá em 2014”, declara.

Os colóquios foram distribuídos em seis salas, com intuito de debater a aprendizagem de crianças e adolescentes do município; a qualidade da educação; a valorização dos profissionais que atuam na cidade; condições de trabalho, saúde e formação desses profissionais. Durante os colóquios foram escolhidos seis candidatos (um de cada sala), além dos já inscritos antecipadamente para a votação dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Educação. A votação ocorreu durante a tarde com a escolha de dois delegados titulares e dois suplentes. Os escolhidos terão direito de voz e voto na Conferência Estadual, podendo participar da Conferência Nacional.

Segundo a Coordenadora da Comissão Organizadora da Conferência, Tayana Freitas, os delegados eleitos representarão o município na Conferência Estadual que ocorrerá no segundo semestre deste ano, levando o que foi discutido durante este evento municipal. Todos os municípios recebem um documento referência, a fim de avaliar as diretrizes, metas e ações que fundamentarão o Plano Nacional de Educação (PNE). “Nós abrimos uma discussão aqui em São Francisco com a realização dos colóquios, para levantar informações baseadas nesse Plano. O que os atores do processo educacional propuseram foi levado à votação e faremos um relatório-síntese que será encaminhado ao Fórum Estadual de Educação”, explica Freitas.

As Conferências Municipais/Intermunicipais/Territoriais de Educação precedem a II Conferência Nacional de Educação (CONAE/2014), a ser realizada no mês de fevereiro de 2014, em Brasília (DF). A finalidade é constituir um espaço para deliberação e participação coletiva, inserindo nesse contexto diversos segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas públicas de Estado.

O encontro contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB), Conselho Municipal de Educação (CME) e Comissão Universitária Sanfranciscana (UNISAN).