Convento de Santo Antônio: Uma causa que une a todos

Há cerca de 10 anos, a Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), vem buscando junto ao IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a recuperação do Convento de Santo Antônio, localizado na sede da cidade, mas sem sucesso.

Porém, em abril de 2017, um encontro entre membros da Prefeitura e da Câmara de Vereadores estiveram reunidos com o superintendente do IPHAN, Bruno Tavares, na sede do órgão, em Salvador, com o objetivo de firmar uma parceria para que fossem promovidas as restaurações de monumentos históricos de São Francisco do Conde, com ênfase principal no Convento de Santo Antônio. Dessa reunião, resultou-se uma visita técnica do IPHAN para avaliação das condições do Convento, tendo como resultado uma espera que vem se arrastando.

Com a chegada do Frei Rogério Rodrigues, pároco do município, algumas questões começaram a mudar. Na sua bagagem, o frei trouxe a experiência de ter conseguido a restauração do Convento de São Francisco, da cidade de Triunfo, em Pernambuco, onde atuava anteriormente. Daí, então, membros da comunidade franciscana, ligados à igreja, a exemplo da professora Valdelice dos Santos, conhecida por Dedeu, e que é coordenadora paroquial e franciscana secular, tiveram a iniciativa de criar uma comissão que originou o “Movimento Salve o Convento”. A comissão foi apresentada à população no dia 08 dezembro de 2017, data em que a cidade celebra a padroeira Nossa Senhora da Conceição da Praia.

Junto ao poder público municipal, a comissão realizou nova visita à sede do IPHAN, no dia 04 de janeiro de 2018, para novamente discutir sobre o Convento de Santo Antônio. A coletividade da causa vem contando com o apoio irrestrito da Prefeitura de São Francisco do Conde, onde gestores e técnicos das secretarias municipais de Cultura (SECULT) e de Turismo (SETUR) estão incansavelmente em busca de soluções. Naquele momento, foi entregue um relatório da Defesa Civil, que apontava as interdições realizadas no Convento e riscos que apresentavam ao patrimônio e às pessoas que circulavam ou moravam no local, necessitando de urgente intervenção do órgão federal. Também foi entregue um manifesto, contendo quase 7 mil assinaturas de populares simpatizantes à causa “Salve o Convento”.

Então, no dia 10 de janeiro, técnicos do IPHAN fizeram uma nova vistoria no Convento, constatando todo o desgaste que o monumento vem sofrendo. No entanto, mesmo diante das necessidades de que o Convento precisa, o IPHAN, neste momento, considera não ter como iniciar de imediato a recuperação do patrimônio. O órgão expôs os trâmites para se conseguir isso e as dificuldades que possui, tendo em vista, principalmente, a verba orçamentária, que deve ser oriunda do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, além de mão de obra especializada para restauro do patrimônio.

Contudo e de maneira persistente, membros da comissão e da Prefeitura continuam ativos em prol desta causa. Uma nova reunião aconteceu entre a comissão e os gestores municipais, no dia 11 de janeiro, reiterando a necessidade de apoio às obras do Convento. Uma das soluções apontadas naquele momento seria o firmamento de PPP (Parceria Público Privada).

Diante do exposto, o que se vê é que a união entre a comunidade franciscana, bem como religiosos e gestores públicos está mobilizando toda uma cidade, a qual está empenhada em criar condições para, da forma mais rápida possível, viabilizar todo o processo de recuperação deste que é o marco histórico de São Francisco do Conde: o Convento de Santo Antônio.