Cortejo Cultural marcou o Dia Municipal da Cultura, 31 de março, em São Francisco do Conde

São Francisco do Conde celebrou o Dia Municipal da Cultura, com um cortejo no dia 31 de março. O cortejo percorreu as ruas da cidade até a orla marítima. Esse desfile contou com diversos grupos culturais e encantou a população com suas belas apresentações.

Alexisinaldo de Jesus falou, muito orgulhoso e com o coração cheio de alegria que este momento, após o período mais restritivo da pandemia de  COVID-19, percorrendo as ruas da cidade, teve um significado ainda mais especial, pois toda a população pode ver: “Eu sou morador do bairro de São Bento e este Dia Municipal da Cultura é um momento único e histórico para o nosso município e para nós, povos de Matrizes Africanas. O povo que faz cultura e continuou fazendo, mesmo com a pandemia,  hoje, pode está aqui reunido para celebrar! A palavra é gratidão”, resumiu.

Lucivaldo Barbosa, mais conhecido como ‘Chundunga’, ressaltou a importância desse momento para os franciscanos: “É uma grande importância para nossa cidade, aonde a gente vem agregando ações com várias manifestações culturais. Isso é muito importante para mim! A gente sempre passa nosso conhecimento através da arte para os jovens que querem aprender a tocar o instrumento de percussão. Estou há 25 anos a frente do grupo Frutos do Conde”, concluiu Chunduga.

A celebração a esta data foi aprovada pela Câmara de Vereadores e tornou-se a Lei Municipal nº 032, de 17 de maio de 1999, sendo mais um instrumento legal para salvaguardar toda riqueza cultural do Município e valorizar seus agentes.

Frankscley dos Santos, professor de Capoeira, conhecido como ‘Diganna Origem’, morador do Monte Recôncavo, contou um pouco sobre as aulas para as crianças: “Eu dou aulas gratuitas para as crianças, jovens e adolescentes que moram na minha comunidade, o Monte Recôncavo, e sempre estou contribuindo, somando com a cultura e participando dos eventos da cidade. Hoje estou aqui comemorado o Dia Municipal da Cultura, data mais que especial para nós”.

A diversidade das manifestações culturais em São Francisco do Conde é transmitida durante as gerações, como: a Nega Maluca, Bumba-meu-boi, Capabode, Mandus, Lindroamor e Meninos da Lama. Além dos festejos, culinária e outros aspectos culturais. A data faz alusão ao aniversário de um dos mais ilustres franciscanos, Mário Augusto Teixeira de Freitas, que nasceu em 31 de março de 1890 e morreu em 22 de fevereiro de 1956, no Rio de Janeiro.