CRESAM realizou 32 preventivos ginecológicos e 53 exames de ultrassom em ação do Dezembro Vermelho

Em São Francisco do Conde, os cuidados com a saúde da mulher acontecem o ano todo e não apenas no Outubro Rosa, mês dedicado à detecção precoce do câncer de mama.

Para cuidar das mulheres franciscanas, o município conta com a Clínica de Referência à Saúde da Mulher, na sede, e o Núcleo de Cuidado à Saúde da Mulher, que funciona no Complexo de Saúde do Caípe de Baixo.

Durante as ações alusivas ao Outubro Rosa, entre o período de 15 de outubro a 30 de novembro de 2020, foram realizados mais de 700 exames de mamografia na CRESAM.

Nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18 de dezembro, a CRESAM realizou exames de ultrassonografia de mama, transvaginal, de tireóide, e ultrassom obstétrica com e sem Doppler, além de exames de imagem de abdômen total, vias urinárias e outros.

Foram realizados 53 USGs.

Na sexta-feira (18) foram priorizados os exames preventivos ginecológicos, realizados pela médica ginecologista da CRESAM.

Essa atividade faz alusão ao Dezembro Vermelho, uma campanha de conscientização para o tratamento precoce de infecções sexualmente transmissíveis.

O exame preventivo é indicado para investigar alterações no útero e:

▪︎Verificar sinais de infecções vaginais, como tricomoníase, candidíase e vaginose bacteriana, principalmente por Gardnerella sp.;

▪︎Investigar sinais de infecções sexualmente transmissíveis, como gonorreia, clamídia e sífilis, por exemplo;

▪︎Verificar sinais de alterações no colo do útero relacionadas com a infecção pelo Papilomavírus humano, o HPV;

▪︎Avaliar alterações sugestivas de câncer do colo de útero.


Skip to content