“Cuidando das Águas de São Francisco do Conde” é o tema da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, etapa municipal

Na próxima quarta-feira (25), o cuidado com as águas de São Francisco do Conde estará em foco durante etapa municipal da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC. O evento, que acontece às 8h30min, na Câmara de Vereadores, contará com a presença de autoridades e estudantes das escolas de Ensino Fundamental II do município.

Na Conferência Municipal, os alunos eleitos delegados na Conferência na Escola – atividade realizada nos dias 10 e 12 de abril nas escolas Joaquim Alves Cruz Rios, Instituto Municipal Luiz Viana Neto, Centro Educacional Claudionor Batista e Centro de Estudos e Aperfeiçoamento do Saber – irão apresentar os projetos pré-selecionados que buscam soluções para as questões locais com a água, dos quais, dois sairão como finalistas para representar o município na Etapa Regional.

Para a gerente de Educação Ambiental da SEDUC, Angélica Paixão, a Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente “é um espaço fantástico de estímulo ao protagonismo da juventude, além da garantia de inúmeros direitos de aprendizagem como, leitura, interpretação, escrita e reescrita, oralidade, trabalho em grupo, dentre outros, fortalecido pelo exercício da educação ambiental crítica, através da qual, o cidadão  passa a estabelecer um olhar ampliado sobre os processos de degradação dos recursos naturais e vai  além, ao propor intervenções de resolutividade ou minimização dos impactos negativos gerados, em especial sobre as águas doces e salgadas, objeto desta conferência”.

Confira as próximas etapas:

Conferência Regional: Etapa coordenada pela Secretaria de Educação do Estado, que através de uma comissão selecionará os projetos que irão representar o território na Etapa Estadual. Caso um dos projetos das escolas do município seja selecionado, avançaremos para a etapa estadual.

Conferência Estadual: Nessa etapa, os delegados e delegadas participantes deverão selecionar apenas um projeto para representar o Estado na Conferência Nacional. Os projetos de ação desenvolvidos pelas escolas como pré-requisito para participar da V CNIJMA, e que forem escolhidos na etapa estadual, serão levados para etapa nacional.

Conferência Nacional: A etapa nacional da V CNIJMA está prevista para ser realizada em Brasília, de 15 a 19 de junho de 2018, contando com a participação de aproximadamente 460 delegados e delegadas, na faixa etária entre 11 e 14 anos, que participaram do processo em suas escolas, nas conferências Regional/Municipal e nas Conferências Estaduais. Na Conferência Nacional, esses estudantes vão aprofundar a temática da água, socializar os projetos e participar de oficinas e atividades culturais.