Curso de Reanimação Cardiopulmonar capacitou a comunidade do Socorro no primeiro atendimento às urgências e emergências

Com o objetivo de salvar vidas, fornecendo aos profissionais de saúde e a comunidade técnicas eficientes no primeiro atendimento às urgências e emergências, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, continua capacitando as equipes de Saúde da Família no curso RCP (Reanimação Cardiopulmonar) para Todos – ‘Matriciamento em Emergência Cardiológica’. No entanto, neste mês de outubro, além dos profissionais de saúde, os moradores do bairro do Socorro foram capacitados, no dia 16 de outubro, através da associação de moradores do bairro.

A morte súbita não se restringe a uma faixa etária nem a um tipo de trauma específico e, embora seja mais comum em idosos, pode ocorrer em crianças, adolescentes e adultos jovens. Quase 80% das paradas cardíacas súbitas acontecem dentro de casa e, entre as vítimas, 92% delas não sobrevivem. Isso acontece porque frequentemente as pessoas próximas não iniciam a Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP). Todo cidadão pode ajudar a melhorar essa estatística através do aprendizado de habilidades simples de RCP. Quanto mais pessoas souberem como fazer o RCP, mais chances terão as vítimas”, explicou o professor mediador do curso Caetano Junior.

O pleito pelo curso foi uma solicitação da sociedade do bairro, após a capacitação da equipe de Saúde da Família da área.

Unidades de Saúde que já foram capacitadas em RCP:

Baixa Fria;

Socorro;