Dançarina e pesquisadora internacional realizará workshop com alunos da Rede Municipal de Ensino

Na próxima quinta-feira (26), a Rede Municipal de Ensino será agraciada com o Workshop de Dança Entre Lugares: reinventando corporalidades dançadas nas práticas criativas da diáspora, ministrado pela dançarina e cientista política Carolina Mahecha Quintero. A atividade será realizada das 08h às 12h, na Secretaria Municipal da Educação – SEDUC.

O objetivo da ação é promover experiências corporais e criativas a partir de uma metodologia de investigação-criação focada na exploração da memória, da cartografia e dos estados corporais que permitem a dança contemporânea. Serão contemplados com a participação nesse workshop internacional 30 estudantes do Instituto Municipal Luiz Viana Neto.

A ação acontecerá em três etapas: a apresentação do sólo PATHU YA’AX, o workshop em si e e o momento de diálogos, com espaço para esclarecimento de dúvidas, verbalização de sensações e aprofundamento da atividade experienciada.

Segundo Carolina Quintero, que também é intérprete-criadora, educadora e pesquisadora de dança contemporânea, “o presente atelier surgiu da necessidade de abordar a construção da corporeidade enquanto mulher migrante da América Latina. Nesse sentido, a migração é entendida como um processo que suscita várias configurações de identidade num não lugar ou entre lugares, as quais se materializam, produz e deixa memória no corpo. Assim, queremos promover a heterogeneidade dos discursos corporais que surgem em um contexto intercultural”.

Saiba mais sobre a artista:

Carolina Mahecha Quintero é professora de Dança Moderna, Contemporânea, Clássica e Tradicional para crianças, adolescentes e adultos nas associações culturais e artísticas de Toulouse (França). Pesquisadora da história da dança e dos discursos estéticos construídos nos processos de criação e recepção da dança contemporânea. Consultora de instituições governamentais, não governamentais e acadêmicas que participam da promoção de políticas, programas e projetos para o desenvolvimento de artes cênicas e dança em Bogotá (Colômbia).

Doutoranda em Artes Cênicas da Université Toulouse-Jean Jaurès, Toulouse-França, em cotutela com o programa de doutorado de Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, UFBA (2018-2021). Mestra em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia-Brasil (2017). Graduação em Artes Cênicas com ênfase em interpretação da Dança Contemporânea pela Universidade do Distrito Francisco José de Caldas, Bogotá (2011).