Diálogos Pedagógicos Virtuais da Educação Infantil 2021: Evento será online e acontecerá entre os dias 12 e 14 de abril

Os Diálogos Pedagógicos (que neste ano de 2021 será virtual) compõem um momento importante para o desenvolvimento do ano letivo. É um marco histórico no contexto educacional do Município de São Francisco do Conde, pois é o evento que dá início ao ano letivo escolar, um momento para ampliar os conhecimentos, para pensar e rever concepções, o que é ainda mais importante no atual contexto em que a sociedade está vivendo, com a pandemia da Covid-19.

Os temas discutidos neste evento impactam diretamente no cotidiano escolar dos profissionais, das crianças e das famílias. Portanto, é a partir desse momento, seja ele no coletivo de toda rede ou no de cada unidade escolar, que são planejadas as diretrizes e metas a serem alcançadas para o ano letivo.

Pensando nisso e em todas as adaptações que se fazem necessárias nesse período, buscando preservar a saúde de todos, sem deixar de lado o desafio de manter o ensino para os estudantes, que os Diálogos Pedagógicos Virtuais deste ano acontecerão de forma online, entre os dias 12 e 14 de abril (de segunda a quarta-feira), através da plataforma digital do YouTube, no canal oficial da Prefeitura de São Francisco do Conde.

O tema escolhido pela Secretaria Municipal da Educação foi “Os desafios da Educação Infantil em tempos de pandemia: superação e inovação para ressignificar as aprendizagens a partir das interações e brincadeiras”.

O tema está diretamente relacionado ao atual contexto da pandemia, ocasionado pela Covid-19, a qual inviabilizou a presença física das crianças, dos professores e de suas famílias nas escolas. Esse distanciamento causa grande impacto no desenvolvimento das crianças, visto que as interações e brincadeiras são as molas propulsoras da/na Educação Infantil.

Sendo assim, o objetivo de realizar os Diálogos Pedagógicos Virtuais, mesmo que de forma virtual, é permitir que haja entre os profissionais da educação e as famílias das crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino, momentos de discussão e socialização de saberes a respeito de como irá se desenvolver o ano letivo de 2021.

A seguir confira a programação completa do evento:

1º dia: Palestra sobre o tema principal

DATA: 12/04/2021

HORÁRIO: 8h às 13h

LOCAL/PLATAFORMA: YouTube (Canal Oficial da Prefeitura)

PÚBLICO ALVO: Professores, coordenadores pedagógicos, agentes de apoio, gestores e comunidade.

08h: Abertura Momento Cultural

Artistas: Natalyne Santos e Emillie Lapa

Espetáculo: Mariar Um Mar de Poesias

O espetáculo-poético-musicado Mariar: Um mar de Poesias, que traz em sua essência histórias que se passam no manguezal, vivenciadas por mulheres negras, marisqueiras, que tem o mangue como meio de subsistência – trabalho e lazer. O casamento da música com o teatro, a poesia e a força da ancestralidade negra traduzida na história oral.

09h: Mesa Virtual: Prefeito, Secretária da Educação, Diretora Pedagógica e Gerência da Educação Infantil.

10h às 12h: As palestrantes Karina Moreira e Genecilda dos Santos irão discorrer sobre os principais desafios enfrentados durante a pandemia nas escolas de Educação Infantil. Relatarão a sua experiência em torno do uso das tecnologias na infância, planejamento, mobilização das famílias e do processo de avaliação.

12h30min: Tira dúvidas

13h: Agradecimentos finais

2º dia: SEDUC e as Famílias (Manhã)

DATA: 13/04/2021

HORÁRIO: 9h às 11:00h

LOCAL/PLATAFORMA: YouTube (Canal Oficial da Prefeitura)

PÚBLICO ALVO: Pais, mães e/ou responsáveis das crianças matriculadas na Rede Municipal de São Francisco do Conde.

09h: Abertura: Momento Cultural

Seu Feliciano apresentando a Cultura do Bumba meu boi e a contação da história pelo Arte-educador professor Kauê.

09h20min: Mesa VirtualSecretária da Educação, Diretora Pedagógica e Gerência da Educação Infantil.

09h50min: Palestrante Adailton Agra. Tema: O desafio das famílias no cuidado infantil e no processo educativo em tempos de pandemia. O palestrante irá discorrer sobre o papel das famílias na educação e orientação das crianças e sobre a importância da realização e acompanhamento das atividades pedagógicas virtuais.

11h: Tira dúvidas

11h30min: Agradecimentos finais

2º dia: Planejamento Pedagógico (Manhã e tarde)

DATA: 13/04/2021

HORÁRIO: 8h às 17h

LOCAL/PLATAFORMA: Google Meet

PÚBLICO ALVO: Professores, coordenadores, agentes de apoio e gestores escolares.

PROGRAMAÇÃO

Essa atividade será exclusiva por unidade escolar. O coordenador pedagógico junto com o gestor escolar deverá acolher os profissionais e desenvolver a sua pauta incluindo formação dos profissionais.

A cerca do momento formacional é sugerido o texto: Planejamento na Educação Infantil: mais que atividade, a criança em foco (OSTETTO, 2012). Esse material será disponibilizado pela Gerência com antecedência para os coordenadores pedagógicos.

3º dia: Planejamento Pedagógico (Manhã e tarde)

DATA: 14/04/2021

HORÁRIO: 08h às 17h

LOCAL/PLATAFORMA: Google Meet

PROGRAMAÇÃO

Essa atividade será exclusiva por unidade escolar. O coordenador pedagógico junto com o gestor escolar deverá acolher os professores e planejarem as atividades remotas para as próximas semanas.