Empresa naval assina Protocolo de Intenções com a Prefeitura

Um grande feito para o município de São Francisco do Conde ocorreu na tarde desta segunda-feira, 18 de março. A Prefeitura assinou um Protocolo de Intenções com a empresa Estaleiro B3 para fabricação de lanchas escolares – Projeto do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), intitulado “Caminho da Escola”.

A previsão é de que, a partir de maio deste ano, a empresa sediada em Simões Filho (CIA-Aratu), inicie suas atividades no município e num prazo de 14 meses, após o início das atividades, sejam produzidas 400 embarcações de aço com casaria de fibra. De acordo com o Diretor Executivo da Estaleiro B3, Danilton Camilo Cunha, a primeira lancha a ser produzida em São Francisco do Conde será entregue a população em 60 dias, beneficiando as comunidades ribeirinhas. De toda produção fabricada, 90% será destinada para o Amazonas e os outros 10% serão reservados aos diversos municípios brasileiros. “Esse projeto traz uma carga de responsabilidade muito grande para a Bahia, pela sua importância de dar acessibilidade ao ensino em todo território nacional”, frisou Danilton Cunha.

A Prefeitura de São Francisco doou o galpão localizado na Baixa Fria para instalação da unidade, em contrapartida o suporte técnico da empresa será composto em sua totalidade por sanfranciscanos, o que significa que inicialmente a mão-de-obra será de 70 funcionários diretos e 140 indiretos, podendo expandir futuramente, quando a empresa passará a fabricar na unidade local embarcações de grande porte, inclusive para a Marinha. “Vamos realizar um trabalho de preparação da mão-de-obra local contratada e também teremos um projeto de continuidade da qualificação técnica para a comunidade, que está relacionado à indústria naval”, disse Cunha. Ainda segundo o executivo, o curso mais básico terá duração de 3 a 4 semanas e os de atividades especializadas irão perdurar entre 2 e 6 meses, sendo todos realizados na própria unidade fabril.

Ao final do encontro, Cunha presenteou a prefeita Rilza Valentim com uma caneta esferográfica azul, como símbolo de justiça social e muito trabalho a ser desenvolvido.

Estiveram também presentes durante a assinatura do Protocolo de Intenções, secretário municipais, assessores especiais, vereadores e o deputado estadual Bira Corôa.