Encontro discutiu, através de uma rede intersetorial, a implantação de um projeto piloto para os alunos no Caípe

Em São Francisco do Conde, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU promoveu nesta última terça-feira, dia 03 de dezembro, uma reunião para discutir através de uma rede intersetorial, um projeto piloto no bairro do Caípe, para o enfrentamento e abordagem de temas complexos que envolvem a vida dos jovens e podem deixá-los em situação de vulnerabilidade social e psicológica.

A articulação desse encontro foi feita pelos setores de Planejamento, Atenção Básica e Média e Alta Complexidade em Saúde, que compõem a SESAU, a pedido da Unidade de Saúde da Família do Caípe de Baixo.

Estiveram presentes representantes do Centro de Referência em Atenção à Mulher – Maria Felipa (CRAM), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Programa de Atenção e Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial a Estudantes – PROAP, Núcleo Integrado de Cuidados à Criança e a Pessoa com Doença Falciforme Rilza Valentim, Complexo de Saúde do Caípe de Baixo, Centroi de Atenção Psicossocial – CAPS Enock Valentim Filho e Secretaria de Direitos Humanos, Cidadania e Juventude (SDHCJ).

Durante a execução desse projeto piloto serão abordados com os jovens temas como: automutilação, violência doméstica, prostituição infantil, entre outras temáticas.

Haverá um segundo momento de reunião entre os setores para definir estratégias e alinhar como será colocado em prática esse projeto.

A ideia de trabalhar com esses temas para a juventude surgiu durante as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE). Em 2019, o PSE alcançou 7.688 escolares, trabalhando diversas temáticas sobre saúde e autocuidado.