Enem 2020: Pedidos de isenção de taxa e justificativas de ausência devem ser feitos até o dia 17 de abril #SeLigueNoENEM

Já pode ser solicitada, por estudantes de baixa renda, a isenção na taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM 2020. O prazo vai até o dia 17 de abril e o pedido deve ser feito no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP https://enem.inep.gov.br/.

Em São Francisco do Conde, dezenas de estudantes que fizeram o ENEM em 2019 ingressaram no Ensino Superior. Muito contribuiu para o resultado, a participação destes alunos no PRÉ-ENEM, curso gratuito oferecido pela gestão municipal, através da Secretaria da Educação – SEDUC. As inscrições para o Enem 2020 ocorrerão entre os dias 11 e 22 de maio.

Terão direito à gratuidade na taxa de isenção:• Estudantes que estejam cursando o último ano do Ensino Médio na rede pública;• Candidatos que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio;• Aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Caso o estudante tenha interesse na isenção da taxa (cujo valor é de R$ 85), mas tenha faltado a algum dia de prova no ENEM 2019, deverá se justificar, dentro do mesmo prazo, com comprovação de documentos, que deverão ser digitalizados e enviados.  São aceitos os seguintes motivos:- Acidente de trânsito;- Assalto ou furto;- Casamento;- Morte na família;- Acompanhamento de cônjuge;- Saúde ou emergência médica;- Maternidade;- Paternidade;- Privação de liberdade (prisão);- Trabalho;- Intercâmbio acadêmico;- Atividade curricular.

Sendo constatada alguma informação falsa, o participante será excluído do ENEM. Além disso, precisará pagar a taxa de inscrição e poderá responder criminalmente. O resultado dos pedidos de isenção de taxa e das justificativas de ausência serão divulgados pelo INEP no dia 24 de abril.
Importante lembrar que a aprovação da isenção não significará a inscrição automática no Enem 2020.

Skip to content